Defensoria Pública propõe que 870 presos deixem prisões em SC
Detentos têm direito à prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica ou regime aberto, segundo o órgão
Por Oeste Mais
12/02/2019 12:00
A Defensoria Pública do Estado examinou 6.036 processos de presos com direito ao regime semiaberto e peticionou ao Judiciário para que 870 do total — cerca de 14,4 % — tenham direito à prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica ou o regime aberto.
“A Súmula Vinculante nº 56, do STF, diz que a falta de unidade adequada para aplicação da pena não pode ser empecilho para que a pessoa cumpra a pena no regime correto. Se tem direito de estar no regime semiaberto e não tem vaga, ou vai para o semiaberto ou tem direito a pedir o aberto”, exemplificou o defensor João Joffily Coutinho, sub-defensor público geral em entrevista à Agência AL na tarde de segunda-feira, dia 11.
No caso da prisão domiciliar com tornozeleiras eletrônicas, foram 538 petições e, segundo o defensor público, obedeceram o critério de disponibilidade do equipamento.
“Os beneficiados pelos pedidos da Defensoria costumam ser pessoas sem muito histórico de passagem pelo sistema e com alguns requisitos para que haja a mínima garantia de que a pessoa, uma vez fora do sistema prisional, não volte a cometer novos delitos”, justificou.
Coutinho destacou que o esforço da Defensoria Pública do Estado não onerou os cofres públicos. “O defensor recebeu os processos sem sair do gabinete dele, mesmo que fosse de Chapecó o processo e ele estivesse em Florianópolis. É um trabalho que a Defensoria faz sem qualquer custo para o nosso orçamento e consegue amenizar o problema da superlotação do setor prisional”, explicou o sub-defensor.
O defensor público lembrou que no Brasil ninguém fica preso a vida toda e que a lei de execuções penais foi pensada para reinserir o detento no convívio social. “Mais cedo, mais tarde a pessoa volta, o ideal é que volte o máximo ressocializado para não conter mais crimes, para que não vá para rua sem o contato com o estudo e com o trabalho”, pontuou Coutinho.
Últimas notícias
21/02/2019 16:56
21/02/2019 15:01
21/02/2019 13:00
Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.
Mais de 2,6 milhões de eleitores faltosos podem ter título cancelado
Xaxim comemora aniversário de 65 anos com evento na Praça Frei Bruno
Cadeirante sofre laceração no braço após acidente de trabalho