Celesc alerta clientes sobre golpes por telefone e e-mail

Relatos de telefonemas e e-mails falsos para cobrar faturas levaram empresa a emitir nota

Por Oeste Mais

03/06/2019 08h00 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Nos últimos dias, clientes de diferentes regiões de Santa Catarina relataram o recebimento de telefonemas e e-mails falsos para a cobrança de fatura de energia elétrica.

 

Nas ligações a pessoa alega ser da 4ª Vara Federal e informa ao cliente da Celesc que “há uma notificação por o padrão de energia elétrica não ter sido substituído por um padrão digital”, além de relatar cobrança de débitos e multa junto à Celesc. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha o fornecimento de energia suspenso.

 

Já por e-mail são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras, mas a partir de um domínio que não é da empresa, cujo beneficiário também não é a Celesc e a instituição financeira para cobrança não é o Banco do Brasil.

 

Para evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc emitiu uma nota reforçando que não cobra pendências jurídicas ou comerciais por telefone, nem solicita depósito em conta. Também alerta aos clientes que optaram por receber as faturas por e-mail, que fiquem atentos a detalhes da mensagem que chega em seu endereço eletrônico, como:

 

- O e-mail que enviou a nota deve ser o oficial da Celesc (celesc-fatura@celesc.com.br);

 

- O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;

 

- O beneficiário do pagamento deve ser Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

 

Outra orientação é nunca clicar em links suspeitos. Na dúvida, um contato deve ser feito por meio dos canais oficiais de atendimento — Agência Web: e Chat Online.


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