Eclipse total: quando teremos no Brasil e quando ocorrerá novamente nos EUA?

Fenômeno vai acontecer por aqui só daqui a quase três décadas, mas EUA o verão novamente bem antes

Por Oeste Mais

22/08/2017 14h15 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Eclipse em sua quase totalidade nos EUA (Foto: Nasa/Reprodução)

O eclipse total que atravessou os Estados Unidos de costa a costa nesta segunda-feira, dia 21, poderá ser visto no Brasil só daqui a quase três décadas. A previsão é que o fenômeno ocorra no dia 12 de agosto de 2045, sendo visível nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Até lá, teremos apenas eclipses parciais e anulares, o que nos faz compreender melhor toda a mobilização que o eclipse total causou nos EUA. O fenômeno foi visível em sua totalidade na América do Norte e parcialmente na América Central e no norte da América do Sul. Foi o primeiro eclipse total visível nos EUA desde fevereiro de 1979, há 38 anos. O próximo eclipse total nos Estados Unidos será em 8 de abril de 2024.

 

Quando a Lua encobre o Sol diante da Terra, a temperatura pode cair até 20 graus. Os animais diurnos interrompem suas atividades, entendendo que a noite chegou, e se recolhem. Os noturnos, por sua vez, podem se ativar pela partida da luz. Pássaros também alteram comportamento durante o fenômeno. No ponto de maior duração, o Sol ficou completamente escurecido por dois minutos e 40 segundos.

Com informações da revista Claudia


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.