Temporais causam danos em vários municípios do Oeste

Cidades de outras regiões de Santa Catarina também já informaram prejuízos

Por Oeste Mais

09/10/2015 09h04 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Ao menos 19 cidades já foram afetadas pela chuva forte e temporais em Santa Catarina desde quinta-feira, dia 8. Segundo a Defesa Civil, o maior volume de chuva deve ser registrado nesta sexta-feira, dia 9, principalmente no Oeste, Litoral Sul, Serra e Vale do Itajaí.

Vendaval, granizo, queda de árvores e até destelhamento de casas foram os problemas comunicados às autoridades por municípios como Abelardo Luz, Lebon Régis, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Lages e Campo Erê, além de várias outras cidades.

Em Lebon Régis um homem inclusive morreu atingido por um raio. Na cidade foram 1.500 pessoas prejudicadas pela chuva. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários, uma chuva constante caiu durante toda a madrugada desta sexta no município. Na noite de quinta a cidade já havia decretado situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil, depois de ter sido atingida durante cerca de cinco minutos por uma forte chuva de granizo.

Até esta manhã, 300 famílias, de todos os bairros da cidade, segundo os bombeiros, solicitaram lona depois de terem tido as casas destelhadas. Ao todo, são seis mil metros quadrados de lona para proteção. A orientação das autoridades tem sido para que as pessoas cubram os móveis, mas evitem subir nos telhados por causa dos riscos de acidentes.

Ainda no Oeste, o município de Itapiranga está em alerta com o Rio Uruguai. Conforme os bombeiros, o nível sobe cinco centímetros por hora e se chegar a 7,35 metros atingirá pontes e tornará algumas regiões intrafegáveis.

Outros municípios do Oeste

Abelardo luz e Itapiranga foram atingidos por vendavais nesta quinta. Chuvas torrenciais atingiram ainda São Miguel do Oeste, formando pontos de alagamentos. São Carlos teve registro de enxurrada e locais isolados pelo risco de deslizamentos.

Xanxerê registrou alagamentos e chegou a ter pontos isolados. A chuva caiu em quase todos os municípios do Oeste nesta quinta e madrugada de sexta-feira. Em São Carlos cinco casas foram alagadas e há dois pontos de deslizamentos de terra. Em Compo Erê houve ainda a queda de 40 eucaliptos numa propriedade rural, eles atingiram gados. Dois bois acabaram morrendo.


Com informações do G1/SC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.