Mês inicia com aumento no preço de combustível em Santa Catarina

Petrobras anunciou na última terça o aumento de gasolina e diesel nas refinarias

Por Redação Oeste Mais

01/10/2015 09h58 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Depois do anúncio da Petrobras sobre o aumento no preço da gasolina e do diesel nas refinarias, alguns postos de combustíveis de Santa Catarina já repassam reajustes ao consumidor desde a quarta-feira, dia 30.

Caminhões já estão vindo dos distribuidores com novos preços, afirmou o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro), Robson de Souza. Segundo ele, os postos catarinenses têm feito o aumento conforme o reajuste anunciado pela Petrobras na terça, dia 29, de 6% para a gasolina e 4% para o diesel.

Em Chapecó, por exemplo, vários postos da cidade já subiram os preços nesta quarta. "A gente é pego de surpresa, como toda a população. O aumento chega assim, de repente, e a gente está despreparado, com os estoques baixos e tem que se virar de qualquer forma. O caminhão carregou de madrugada e já está vindo com o preço novo", disse Marcio Stakonski, dono de um dos postos de Chapecó.

Novos aumentos

Porém, novos aumentos devem ocorrer nos próximos dias, explicou o diretor, devido aos impostos relacionados a esses combustíveis. Com o reajuste dos preços, a carga tributária sofrerá alteração.

"Durante esses próximos dias, é um período de acomodação de preços. Porque cada distribuidora vai abrindo os seus custos, nos próximos dias o governo do estado também deve repassar a nova pauta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)", disse Asilir Dallacort, que também é dono de um posto em Chapecó.

Poucos estabelecimentos devem ter estoque de combustível comprado com o valor antigo, devido à crise no ramo, disse o diretor. "O setor dos postos está saturado", afirmou. Alguns postos podem continuar com o preço antigo enquanto durar o estoque. Entretanto, o diretor acredita que eles serão uma exceção.


G1/SC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.