Municípios do Oeste vão receber larvicida para combater borrachudo

Mais de quatro mil litros foram adquiridos pela Secretaria de Agricultura e da Pesca

Por Oeste Mais

07/07/2015 10h37 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Mais de 50 municípios serão beneficiados com a distribuição de Larvicida Biológico (BTI) para o combate do mosquito borrachudo. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca investiu R$ 267.723 na aquisição de 4.120 litros de BTI. Eles serão repassados às Secretarias de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Brusque, Taió, Braço do Norte, Tubarão e Jaraguá do Sul. Ao todo, 55 municípios serão atendidos em diversas regiões.

Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, a escolha dos locais se deu a partir de um estudo realizado pela empresa fornecedora do BTI, que definiu quais os municípios tinham mais necessidade do produto nesse momento e quais tinham pedidos mais recorrentes de ajuda. Os municípios de Chapecó, Irani, Xaxim e Xanxerê estão na lista.

As SDRs são responsáveis por repassar o Larvicida Biológico e treinar os técnicos das prefeituras que aplicarão o produto. O BTI é uma bactéria que mata a larva do inseto e é diluído em água. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e outros animais.



COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.