Primeira casa para atingidos por tornado começa a ser construída

Serão 78 unidades em Xanxerê e outras 24 em Ponte Serrada

Por Oeste Mais

22/05/2015 19h29 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



A primeira casa modular que será destinada aos atingidos pelo tornado de Xanxerê e Ponte Serrada começou a receber parte da estrutura nesta sexta-feira, dia 22. O terreno está em fase de adequação. O piso e a montagem estão previstas para começar neste sábado, dia 23. A finalização deve ocorrer no início da semana que vem. O endereço da montagem é a Rua General Osório, número 1.185, no Bairro Esporte em Xanxerê.

O pedido para montagem foi feito pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus. “Vamos mostrar para as famílias a estrutura que estamos oferecendo para eles. Com isso, vão conhecer a qualidade e o conforto das casas modulares”, disse.

O objetivo é que aqueles que estão na lista de beneficiados voltem a ter uma casa para morar. O mesmo processo deve ocorrer em Ponte Serrada. Para Xanxerê estão previstas 78 unidades. Já em Ponte Serrada a Defesa Civil deve fazer a entrega de 24 casas.

O governador Raimundo Colombo e o secretário Milton Hobus estarão na próxima quarta-feira, dia 27, em Xanxerê para apresentar as casas ao município e aos que serão atendidos pela ação do governo do estado.

A casa

Cada casa possui 39 metros quadrados, dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área de serviço. O material utilizado possui aço galvanizado, com isolamento térmico e acústico. As casas modulares da Defesa Civil, que já chegaram a quase 300 famílias de Santa Catarina, são resistentes a queda de granizo, vendavais e chamas.

A expectativa é que o governo federal auxilie na aquisição dessas casas. Houve uma sinalização positiva em conversas com representantes da União. No entanto, o estado já está comprometido em atender as vítimas do tornado no Oeste.



COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.