Projeto Araucária viabiliza construção de viveiro florestal em São Domingos

Viveiro florestal será implantado no inicio do mês de abril e prevê a produção de 25 mil mudas por ano

Por Oeste Mais

08/04/2014 18h19 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Através da parceria entre o Projeto Araucária e a ONG Grimpeiro (Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias), será construído no município de São Domingos um viveiro florestal com capacidade para produzir 25 mil mudas ao ano. Serão diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como a araucária, gabiroba, erva-mate, araças, ipês, canelas, entre outras.


A estrutura do viveiro contará com uma estufa com canteiros internos, sementeiras, canteiros externos, sistema de irrigação, além de galpão para armazenagem de materiais, enchimento das embalagens e repicagem das mudas. O inicio das obras está previsto para a próxima segunda-feira, dia 14.


As mudas produzidas serão utilizadas para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto em sete municípios da região Oeste de Santa Catarina, além de servir como apoio para a realização de atividades de educação ambiental. Todo o suporte técnico para a construção e condução do viveiro florestal está sendo concedido pela equipe técnica da Apremavi. Em contrapartida, a cessão do terreno para a construção do viveiro e a manutenção do local serão responsabilidades da ONG.


Após o período de realização do Projeto Araucária (agosto de 2013 a agosto de 2015), o viveiro florestal será doado à ONG Grimpeiro para que a comunidade possa continuar fazendo uso do espaço.


O Projeto Araucária


O Projeto Araucária é patrocinado pela Petrobras e executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Ele tem como objetivo conservar e recuperar remanescentes de espécies chaves da Mata Atlântica, através da implantação de sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas secundárias, possibilitando o uso dos recursos naturais de forma sustentável.


O projeto pretende envolver 250 propriedades rurais localizadas nas regiões Oeste e Alto Vale do Itajaí de Santa Catarina. Na região Oeste estão sendo envolvidos os municípios de Passos Maia, Abelardo Luz, Ponte Serrada, São Domingos, Galvão, Guatambu e Chapecó. A meta é o plantio de 300 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica durante o período do projeto.


A ONG Grimpeiro


A ONG Grimpeiro, com sede em São Domingos, foi criada em 2011 com o objetivo de auxiliar a gestão do Parque Estadual (PE) das Araucárias. O auxílio à gestão é feito através da realização de ações de educação ambiental, apoio a pesquisa científica, integração da comunidade local com a unidade de conservação, entre outras ações.


A parceria da ONG com o Projeto Araucária se refere ao apoio à mobilização dos moradores das comunidades vizinhas do PE das Araucárias e demais localidades de São Domingos, além de abrigar o viveiro de mudas nativas.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.