Missão Solidária Marista segue até o próximo domingo em Ponte Serrada

Jovens de várias cidades estão no município participando de diversas atividades ao longo da semana

Por Oeste Mais

23/01/2014 12h14 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Ponte Serrada é um dos municípios que está recebendo a Missão Solidária Marista (MSM) neste ano. Desde o último domingo, dia 19, jovens de várias cidades estão desenvolvendo uma série de atividades com a população. Ao todo, 120 jovens devem seguir participando da MSM até o próximo domingo, dia 26.


O evento é anual e atrai alunos e ex-alunos de inúmeras unidades Maristas. Eles passarão uma semana no município, com o objetivo principal de ensinar novas experiências aos jovens, todas voltadas à prática de uma vida mais solidária. “O objetivo é a educação para a solidariedade”, aponta Ana Carolina, coordenadora da MSM.


Ela aponta que a intenção não é mudar a comunidade, mas sim educar os jovens. “As únicas pessoas que podem ser modificadas na Missão Solidária são os jovens que participam. Que o jovem saia daqui, volte para a sua realidade e seja protagonista, transformador da própria realidade onde está inserido”, deseja Ana.


Aos 16 anos, Douglas Linhares dos Santos participa pela primeira vez do evento. O morador de Ponte Serrada acredita que a missão é também oportunidade para a troca de experiências. Na visão dele, o espaço ainda é canal de intercâmbio de realidades. “A gente está alojando um menino lá em casa, que está mostrando a realidade dele para nós. É uma experiência nova, porque também estamos mostrando um pouco da nossa realidade”, afirma.


De Itapejara do Oeste, Rai Remir Reck tem 19 anos e participa pela segunda vez da MSM. A principal diferença deste ano para o evento anterior, que ocorreu em Cascavel (PR), foi o acolhimento, na opinião dele. Além de falar da receptividade dos ponteserradense, o jovem disse ter mudado comportamentos. “Já sei mais como me comportar, ir na casa de uma família, cumprimentar as pessoas... aprendi muita coisa”, garante.


Os participantes já fizeram caminhadas pelo Distrito de Baía Alta, iniciaram a visitação às famílias em diversas comunidades e atuaram em atividades também envolvendo crianças de cinco a 13 anos. Nesta quinta-feira, dia 23, haverá encontro com os idosos. Na sexta-feira tem bingo comunitário e procissão, com missa de encerramento marcada para o próximo domingo, dia 26.


A missão está acontecendo em mais três cidades simultaneamente: Criciúma (SC), São Paulo (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Ponte Serrada é o único município a receber a MSM sem possuir uma unidade Marista. O evento acontece na cidade por conta do esforço da coordenadora da Pastoral da Juventude de Ponte Serrada, Susineia Pasa Bassani (Susi), com o apoio da população e auxílio da administração municipal.


Programação:


23/01 9h - Gesto concreto 14h - Atividades com grupo da 3ª idade e visitas a Vila Nova


24/01 9h - Colônia de Férias 12h - Almoço com as crianças 19h30 - Bingo com a comunidade 20h30 - Procissão das Luzes


25/05 Dia livre 19h30 - Confraternização com as famílias acolhedoras


26/01 9h - Missa de despedida 12h - Almoço e despedida







COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.