Prefeitura de Ponte Serrada prepara mutirão em bairros para o final de semana

Equipes de todas as secretarias estarão envolvidas em diversas atividades ao longo de três dias

Por Oeste Mais

20/03/2013 08h57 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



A Prefeitura de Ponte Serrada está programando para este final de semana um grande mutirão comunitário nos Bairros São Sebastião e Quatro Irmãos. Durante todo o final de semana, funcionários de todas as secretarias, representantes de ONG e da Câmara de Vereadores estarão mobilizados.


A ideia é envolver o maior número de pessoas possível. O mutirão deverá ter a participação das Secretarias de Administração; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Assistência Social; Agricultura; Meio Ambiente; Saúde; Infraestrutura e Transportes e Obras. Além disso, a Câmara de Vereadores e a ONG Pelos e Apelos vão se mobilizar.


De acordo com o cronograma, a previsão é de que as atividades iniciem ainda nesta quinta-feira, dia 21, com a Secretaria de Intraestrutura realizando a limpeza das ruas. O mutirão seguirá na sexta-feira, sábado e domingo, dia 24. A ideia é repetir a ação nos demais bairros do município dentro de um curto espaço de tempo.


Veja abaixo as atividades programadas:


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Domingo: Projetos desenvolvidos na Educação Infantil: família, escola, eu, história da escrita, pintura das cavernas (tinta, carvão); Telão com atividades desenvolvidas pelas crianças; Carro Biblioteca Itinerante para pais e alunos que queiram adquirir um livro para incentivar o hábito da leitura; Psicóloga com orientações para a comunidade; Quadro da História do Bairro 4 Irmãos contada para as crianças da Educação Infantil; Divulgação das inscrições do Brasil Alfabetizado; Caixinha de Sugestões para a Educação.


Oficinas: Pintura a dedo; Bexigas; Massa de modelar; Grude com jornal (máscaras, brinquedos); Jogos de tiro ao alvo, amarelinha, boliche, jogo da joaninha; Espaço da leitura; Varal de atividades; Recorte e colagem (revistas, montagens); Textura: calçado, natureza; Recreação (minhocão); Faz de conta (casinha, boneca, utensílios de cozinha).


Nutricionista: Avaliação nutricional (peso, medida, IMC); Dicas nutricionais sobre os produtos oferecidos na merenda escolar (agricultura familiar); Cartazes explicativos sobre quantidade de açúcar na alimentação e a quantidade de sódio presente nos alimentos (sal); cuidado com alimentos embutidos, enlatados e processados; Folders de prevenção de algumas doenças e explicação quando da existência de alguma patologia.


Escola de Artes: Apresentações de artistas locais.


DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTES Domingo: Ginástica; Aeróbica; Tênis de mesa; Xadrez; Bambolês; Cordas; Atletismo.


SECRETARIA DE AGRICULTURA Sábado e domingo: Canteiro demonstrativo na Creche Pequeno Cidadão; Entrega de mudas de hortaliças; Veterinário atendimento aos animais: cachorros e gatos.


SECRETARIA DE SAÚDE Sábado: Visitas nas casas com a vigilância sanitária, juntamente com a Secretaria de Agricultura, principalmente nas casas que se encontram as margens dos rios; Visitas nas casas para prevenção da dengue. Domingo: Enfermeira medindo a pressão; Distribuição de preservativos.


SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Domingo: Orientação e cadastro do Programa Bolsa Família; Orientações sobre Benefícios Previdenciários; Emissão da Carteira do Idoso (somente para idosos que possuem o número no NIS e que levarem foto 3x4); Corte de cabelo e manicure para beneficiário do Programa Bolsa Família; Divulgação dos Programas sociais (folders, banners, etc); Atendimento Social.


SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Sábado e domingo: Distribuição de mudas (doadas pela Celulose Irani); Distribuição de folders educativos: reciclagem, coleta seletiva de lixo.


ONG PELOS E APELOS Sexta, sábado e domingo: Visita nas casas com orientação quanto aos cuidados, maus tratos e procedimentos com animais domésticos; Atendimento com auxilio do veterinário da Epagri para vacinação dos animais.


CÂMARA DE VEREADORES Domingo: Atendimento aos moradores dos bairros.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.