Blumenau substitui Chapecó e irá sediar os Joguinhos Abertos de SC em setembro

Decisão ocorreu nos Jogos Escolares do último fim de semana, em Criciúma

Por Redação Oeste Mais

18/07/2022 13h26 - Atualizado em 18/07/2022 13h27



Blumenau será a cidade sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2022, em setembro. A definição aconteceu durante os Jogos Escolares, encerrados neste fim de semana em Criciúma. O município do Vale do Itajaí substituiu Chapecó, que desistiu de receber o evento em junho.

 

Já neste domingo, 17 de julho, o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, esteve em Blumenau para acelerar a logística da competição. Soares foi recebido pelo secretário de Esportes de Blumenau, Ricardo Arty Echelmeier, e pelo prefeito Mário Hildebrandt.

 

“Temos os espaços vistoriados, licitações disponíveis para a execução de alguns serviços essenciais, além de a cidade já estar acostumada a receber grandes eventos esportivos. Recebemos no início do mês os Parajesc e somos parceiros da Fesporte”, afirmou o secretário.

 

Conforme o prefeito de Blumenau, mais de 4 mil pessoas estarão hospedadas na cidade.

 

O evento estava inicialmente programado para acontecer em Chapecó, mas o município alega que alguns pré-requisitos não foram cumpridos pela Fesporte, dentro do prazo previsto.

 

Outros municípios manifestaram interesse em receber o evento, antes de definição por Blumenau.

 

O presidente da Fesporte lamentou a desistência de Chapecó, agradeceu às demais cidades que manifestaram interesse em sediar a competição e elogiou a estrutura oferecida pelo município.

Coletiva foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 18, em Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó)

Chapecó esclarece desistência

 

O município de Chapecó publicou na manhã desta segunda-feira, uma nota, esclarecendo a situação após a desistência, confira abaixo o texto na íntegra:

 

A Administração Municipal de Chapecó realizou na manhã desta segunda-feira uma entrevista coletiva no gabinete do prefeito João Rodrigues, para falar sobre a questão da sede dos Joguinhos Abertos.

 

Além do prefeito estiveram presentes o secretário de Governo, Thiago Etges, o presidente da Fundação de Esporte de Chapecó, Agnaldo Pereira, e o ex-presidente da Fundação, Mauro Johann, que acompanhou a negociação. Alguns gerentes da Fundação e professores de modalidade acompanharam a coletiva.

 

João Rodrigues disse que Chapecó candidatou-se em 2021 a ser sede dos Joguinhos mas, alguns pré-requisitos não foram cumpridos pela Fesporte, dentro do prazo previsto. O município solicitou R$ 1 milhão para melhorias das quadras esportivas e outras despesas, o que não foi atendido pela Fesporte. Além disso, o órgão estadual deveria ter realizado uma vistoria técnica em até 180 dias antes da competição, o que não foi feito.

 

Diante disso o município chegou a mandar um ofício no dia 20 de junho, desistindo de ser sede. No mesmo dia em que a Secretaria de Educação do Estado informou que não iria disponibilizar as instalações das escolas estaduais para o evento, tanto para os jogos, quanto para alojamentos.

 

Posteriormente a Fesporte comunicou que Chapecó seria banida das modalidades. Para não prejudicar os atletas, a Administração Municipal resolveu bancar os custos e mandou um novo ofício, no dia 6 de julho, manifestando que manteria a intenção de sediar o evento.

 

No entanto, a Fesporte mandou um parecer jurídico de que já estaria em contato com outra sede, inicialmente Criciúma, que acabou desistindo.

 

“A Fesporte passou a buscar outras sedes e não aceitou de volta Chapecó, além de banir o município da competição, prejudicando nossos atletas. Isso é uma discriminação que o Governo do Estado está adotando com Chapecó, como já vem ocorrendo em outras áreas, como no caso da Saúde”, disse o prefeito.

 

Foi citado que no ano passado Concórdia deixou de ser sede e participou da competição. Diante do comunicado de que Blumenau será a sede o prefeito manifestou a intenção de buscar judicialmente os direitos do município.

Sobre os Joguinhos Abertos 

 

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina estão programados para acontecer entre os dias 15 a 25 de setembro, com as modalidades de atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

Os números referentes a edição 2022 dos Joguinhos ainda não foram fechados pela equipe técnica, mas a média das últimas edições gira em torno de 3.500 atletas de pelo menos 80 municípios, com idades entre 12 a 19 anos.

 


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.