Na primeira Copa do Mundo com mulheres na arbitragem, natural do Oeste é escalada pela Fifa

Neuza Back, de 37 anos, será árbitra assistente (bandeirinha) no Mundial do Catar

Por Redação Oeste Mais

23/05/2022 09h15



Neuza Back estará na Copa do Mundo do Catar (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A Copa do Mundo de 2022 será a primeira da história a ter mulheres no comando da arbitragem. Serão seis profissionais do sexo feminino integrando a equipe convocada pela Fifa na última semana. Entre elas está Neuza Back, natural do município de Saudades, no Oeste de Santa Catarina.

 

A árbitra assistente (bandeirinha), de 37 anos, será a primeira auxiliar brasileira da história a apitar em uma Copa do Mundo. “Eu soube pela imprensa. Na verdade, quando as minhas amigas que estão aqui comigo no jogo me falaram: ‘Nossa, você vai pra Copa do Mundo!’ E eu falei: ‘Hã?’. Eu não tinha nem visto aí comecei ver as reportagens e as notícias e eu fiquei assim: ‘Calma, eu preciso sentar’", disse em entrevista ao Sportv.

 

Serão seis mulheres atuando na arbitragem do Mundial. Além de Neuza, a Fifa escalou as árbitras Stéphanie Frappart, da França, Salima Mukansanga, de Ruanda, e Yoshimi Yamashita, do Japão. Também vão ao Qatar as auxiliares Karen Díaz Medina, do México, e Kathryn Nesbitt, dos EUA.

 

“É muito legal, indescritível, é um momento, assim, de alegria, de gratidão e um pouco também de senso de responsabilidade, por eu ser a única mulher eu sei que preciso ir lá e representar todas nós muito bem", acrescentou a auxiliar.

 

Neuza integra o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Ela é forma em Educação Física e vinculada à Fifa desde 2014. Queria ser bailarina quando criança, mas mudou de ideia por incentivo do irmão, o árbitro André Back. A catarinense já trabalhou em mais de 100 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.

 

A Copa do Mundo vai começar no dia 21 de novembro, no estádio Al Bayt, com Catar x Equador. A fase de grupos seguirá até o dia 2 de dezembro, sempre com quatro jogos por dia. Em seguida começarão os jogos de mata-mata, das oitavas até a grande final, marcada para o dia 18 de dezembro, no estádio Lusail Stadium.

 

+ Veja quem são os adversários do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de 2022

+ Veja os horários dos jogos da Copa do Mundo do Catar


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.