Turma de 26 protetores ambientais é formada em Passos Maia

Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio receberam diplomas

Por Jhonatan Coppini

02/12/2019 10:21



Cerimônia formou dezenas de protetores ambientais (Foto: Cleiton Luiz)

Uma turma de 26 alunos do Programa de Formação de Protetores Ambientais de Passos Maia recebeu na última sexta-feira, dia 29, os diplomas de formação do curso iniciado no final de março deste ano. A solenidade ocorreu na Escola Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento Zumbi dos Palmares. A intituição municipal de ensino foi escolhida pelo Ministério Público Federal para receber o programa, ministrado pela Polícia Militar Ambiental. Cerca de 200 horas de atividades práticas e teóricas foram realizadas.

 

O prefeito Leomar Listoni agradeceu a escolha e elogiou a disciplina da turma, demonstrada já na entrada dos alunos. “Que bom ver esses formandos marchando, aprendendo a regra do comando militar, isso demonstra que teremos em nosso município mais pessoas envolvidas nesse caminho”, disse. “Vocês vão ajudar a preservar a natureza, a dizer para o vizinho que não devemos derrubar as matas, que no passado destruímos e deveríamos preservar”, completou Listoni.

Prefeito Leomar Listoni discursa durante formatura (Foto: Cleiton Luiz)

A secretária municipal de Educação, Juliana Canônica Tirelli, enalteceu o trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Polícia Militar Ambiental e pediu para que a ação se repita. Ela também agradeceu pelo envolvimento de toda a equipe da escola e a dedicação dos alunos e pais. “Agora vocês são protetores. Vocês têm consciência do que isso significa na vida de vocês? Proteção de vida”, resumiu, voltando-se aos próprios estudantes.

 

Os alunos terão suporte da Polícia Militar Ambiental para o andamento de algumas ações no decorrer do próximo ano. No entnato, não há previsão de uma nova turma. “Aprendemos muito com essa turma, principalmente que devemos respeitar as diferenças de cada comunidade”, resumiu o subtenente Ivan Carlos Rex Batista. Para ele, além dos ensinamentos aos alunos, o curso foi de aprendizado para a própria Polícia Militar Ambiental. Ivan também agradeceu o envolvimento da equipe da administração municipal no apoio ao desenvolvimento do projeto. “Parabéns e obrigado pela confiança”.

Alunos formados em Programa de Formação de Protetores Ambientais (Foto: Cleiton Luiz)

Com 20 anos de história, o Programa de Formação de Protetores Ambientais ocorreu pela primeira vez em uma área de assentamento. A aula inaugural foi realizada ainda no dia 28 de março deste ano, envolvendo estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio — no contraturno das turmas. O projeto foi todo conduzido pela Policia Militar Ambiental, com apoio da administração municipal, por meio da Secretaria de Educação de Passos Maia.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.