Lista de espera do Fies é automática e alunos devem ficar atentos; Espera do ProUni também começa hoje

Estudantes devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para não perder as chamas

Por Oeste Mais

15/07/2019 11:50 - Atualizado em 15/07/2019 11:50



Os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos a partir desta segunda-feira, dia 15, pois podem ser contemplados com o financiamento a qualquer momento. O acompanhamento deve ser feito pelo site do programa.

 

Todos os participantes que não foram pré-selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera, que visa preencher as vagas que ainda não foram ocupadas. A partir desta segunda-feira, até 23 de agosto, os estudantes poderão ser convocados.

 

Os candidatos que forem pré-selecionados na lista deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação da pré-seleção no FiesSeleção. A lista de espera vale apenas para os candidatos inscritos na modalidade juro zero.

 

O Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação. A modalidade P-Fies, voltada a estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até cinco salários mínimos, não tem lista de espera.

 

ProUni

 

Também começa hoje e vai até esta terça-feira, dia 16, o prazo para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). A adesão é feita na página do programa, pela internet.

 

Podem participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados na primeira opção de curso feita na hora da inscrição em nenhuma das duas chamadas regulares do programa. Além disso, podem participar aqueles que foram selecionados para a segunda opção, mas cuja turma não foi formada. Esses estudantes concorrem a vagas para a primeira opção de curso.

 

A relação dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 18. Todos os candidatos terão que comparecer, entre os dias 19 e 22 de julho, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

 

A lista de espera será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que, após a primeira e a segunda chamadas, permanecerem disponíveis.

Com informações da Agência Brasil


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.