Inscrições para o Sisu terminam na noite deste domingo

MEC prorrogou o prazo de inscrição após instabilidade no sistema

Por Oeste Mais

27/01/2019 10:30 - Atualizado em 27/01/2019 10:30


Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tiraram nota acima de zero na redação tem até as 23h59 deste domingo, dia 27, para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.

 

Neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de todo o país.

 

As inscrições devem ser feitas no site do Sisu. Os interessados podem se inscrever em duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

 

Também é preciso definir a modalidade na qual o candidato se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

 

Novo calendário

 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as datas da divulgação do resultado e os prazos para matrículas e listas de espera foram mantidas. Veja o calendário:

 

* Inscrições: 22/1 a 27/1

* 1ª chamada: 28/1

* Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2

* Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2

* Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

 

Mudanças na lista de espera

 

As regras de inscrição na lista de espera deste ano mudaram. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira.

 

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

 

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."

 

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

Do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.