Inep anula questão do Enem 2019 por causa de repetição
Questão da prova de ciências humanas foi anulada porque já havia aparecido na prova de 2018 para candidatos com deficiência visual
Por Oeste Mais
19/11/2019 16:32 - Atualizado em 19/11/2019 16:36
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na manhã desta terça-feira, dia 19, a anulação de uma questão de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.
Isso porque a pergunta já havia aparecido na prova do ano passado para candidatos com deficiência visual. Segundo o instituto, graças à metodologia do Enem, a nota dos participantes não vai ser comprometida.
Correlação da questão anulada:
Caderno azul: questão 90
Caderno amarelo: questão 78
Caderno branco: questão 66
Caderno rosa: questão 72
O Inep disse que a questão anulada não tem problemas no enunciado ou nas alternativas. A anulação deve-se ao fato de a pergunta constar do chamado Caderno de Questões Braille e Ledor no Enem 2018.
"O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade", diz o comunicado.
Esse atendimento a candidatos com deficiência pode fazer com que algumas questões do caderno de provas específicas sejam diferentes das perguntas apresentadas aos demais candidatos.
O Inep informa que adota essa opção quando é preciso substituir uma questão com recursos visuais – como os gráficos e as imagens –, já que o trabalho de descrição desses recursos tornaria a compreensão da pergunta pergunta difícil demais para os participantes com deficiência.
Com informações do G1
Últimas notícias
09/12/2019 11:24
09/12/2019 10:02
Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.