Escolas de Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão vão eleger novos diretores; veja metas de cada candidato

Eleições serão realizadas entre os dias 23 e 25 de outubro, nas próprias instituições de ensino

Por Jhonatan Coppini

08/10/2019 11:22



As 1.036 escolas da rede estadual de Santa Catarina vão eleger nos próximos dias os novos diretores para um mandato de quatro anos. Cada chapa precisou elaborar e cadastrar um Plano de Gestão Escolar (PGE). O prazo de entrega dos documentos terminou ainda no dia 13 de setembro.

 

> Leia as metas de cada PGE logo abaixo. Para ter acesso às versões na integra, basta clicar aqui, digitar o nome da escola e selecionar a gestão.

 

Em Ponte Serrada, a Escola Dom Vital vai realizar a eleição no próximo dia 23, das 8 às 20 horas. A Escola Belermino Victor Dalla Vecchia vai escolher o novo diretor no dia 25, também das 8 às 20 horas. Em Passos Maia, a Escola Professora Coralia Gevaerd Olinnger vai realizar a eleição no dia 23, mesma data de escolha na Escola Kyrana Lacerda, em Vargeão, ambas com a votação também ocorrendo das 8 às 20 horas.

Eleição na Escola Dom Vital, em Ponte Serrada, será no dia 23 de outubro (Foto: Maria Elenice Branco)

Na Escola Dom Vital concorrem aos cargos as candidatas Sandra Aparecida Schuller e Sandra Mara Vieira de Jesus Gabiatti. A direção da Escola Belermino é concorrida pelos candidatos Flavio Alexandre Faggion e Alessandro Mello. O cargo na Escola Coralia é disputado por Graciela Zanchet Bocalon e Eleandro Sebastião Maier. A direção da Escola Kyrana Lacerda tem como postulantes as candidatas Mari Tessaro Ferreira Barbosa e Dalva Michelon Sbruzzi.

 

Cada candidato assina um Plano de Gestão Escolar que apresenta metas, objetivos e ações de compromisso com acesso, permanência, inclusão e percurso formativo com êxito na aprendizagem, visão da formação integral do estudante da educação básica e profissional. O documento também deve representar o compromisso da gestão com a comunidade escolar e a Secretaria de Estado da Educação (SED).

 

No dia da eleição poderão votar todos os alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, além dos responsáveis legais dos estudantes e os servidores em atividade em cada escola. O diretor escolhido vai iniciar o trabalho no próximo dia 2 de janeiro de 2020, seguindo no cargo até o dia 31 de dezembro de 2023.

 

PONTE SERRADA

 

Escola Belermino Victor Dalla Vecchia – Metas do PGE de Alessandro Mello

 

■ Elevar em 70% o índice de interesse dos alunos, pelos estudos até 2023.

■ Garantir acesso e permanência dos alunos até o final do ano, através de estratégias dinâmicas e afetivas, buscando juntos as famílias um maior envolvimentos das mesmas no processo.

■ Participar de reuniões, cursos, organizados pela UE, CRE, SED e Secretarias Municipais.

■ Reduzir a indisciplina em 80% no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

■ Diminuir a taxa de evasão escolar em no mínimo 80%, até 2023.

■ Diminuir o índice de reprovação em até 50%, até 2023.

■ Ampliar a participação das famílias em reuniões e na vida escolar dos alunos a cada ano letivo.

■ Alfabetizar alunos dos Anos Iniciais no máximo até o 3º Ano do Ensino fundamental e continuidade do letramento nos demais anos/séries.

■ Aumentar em no mínimo 70% o grau de satisfação dos envolvidos no cotidiano Escolar até 2023.

■ Buscar junto a CRE/SED, APP e parcerias recursos para resolver os problemas de infiltrações nas salas do prédio novo, melhorias e pinturas do ginásio, pintura da escola, melhorias no espaço do refeitório, melhorias nos banheiros, melhorias no laboratório de informática, aquisição de Smartv e/ou retroprojetores para salas ambientes, quadros novos.

■ Desenvolver ações diversas com parcerias, principalmente IFSC Polo Abelardo Luz, Defesa Civil de SC.

■ Revitalizar o Grêmio Estudantil.

 

Escola Belermino Victor Dalla Vecchia – Metas do PGE de Flavio Alexandre Faggion

 

■ Utilizar os indicadores educacionais nos processos de planejamento e gestão; diminuindo os índices de reprovação e evasão escolar.

■ Revisar o PPP e PGE de forma participativa, considerando o monitoramento continuo e a avaliação, promovendo debates acerca dos andamentos das ações escolares.

■ Desenvolver projetos pedagógicos promovendo ações recreativas durante o recreio monitorado ; gincanas esportivas e culturais e viagem de estudos aprimorando os processos educativos principalmente voltados à educação, prevenção, atenção e atendimento às violências.

■ Planejar o calendário escolar, assegurando a participação da comunidade escolar, promovendo ações de integração entre escola e comunidade.

■ Tornar as salas ambientes, adequando os horários de trabalho dos servidores para favorecer o bom funcionamento da escola.

■ Reativar a horta escolar comunitária no espaço físico escolar, fazendo o reaproveitamento da água das chuvas, permitindo ao educando ações de preservação e conservação.

■ Contemplar ações pedagógicas presentes na PCSC, voltadas à educação na alteridade, consciência política e histórica da diversidade, identidade, sustentabilidade, pluralismo, laicidade e escola pública, igualdade de acesso e permanência.

■ Acompanhar as atividades em relação à alimentação escolar, servindo adequadamente as refeições por meio de um buffet de alimentos.

■ Utilizar, divulgar e planejar os recursos financeiros providos dos governos federal e estadual. Divulgar com transparência todos os recursos financeiros da escola.

■ Acompanhar sistematicamente o diário de classe, a realização de todas as etapas da escolha do livro didático, o registro escolar, emissão e guarda de documentos dos estudantes e servidores da unidade escolar e preservação e conservação da escola; espaço físico e dos equipamentos.

■ Orientar e acompanhar as práticas pedagógicas no decorrer do ano letivo. Possibilitando aos professores espaços de cooperação, comprometimento, ideias, diferenças e comunicação.

■ Oportunizar a atuação efetiva e democrática das instâncias colegiadas, envolvendo todos os segmentos na reflexão sobre a aprendizagem e práticas.

 

Escola Dom Vital – Metas do PGE de Sandra Aparecida Schuller

 

■ Garantir a permanência, inclusão e a aprendizagem escolar.

■ Reduzir os índices de evasão escolar com foco no Ensino Médio.

■ Manter e elevar o IDEB dos Anos Iniciais.

■ Elevar o IDEB dos Anos Finais procurando alcançar o índice mais próximo da  meta estadual.

■ Motivar os educandos a participar de avaliações em larga escala a nível nacional: ENEM, SAEB entre outros.

■ Trabalhar os conceitos essenciais propondo atividades diversificadas que atendam as necessidades de cada educando.

■ Reorganizar o Projeto Político Pedagógico dentro das novas legislações e propostas estabelecidas a níveis nacionais e estaduais.

■ Oportunizar aos professores um assessoramento pedagógico que facilite suas ações na gestão de sua sala de aula.

■ Realizar atividades humanizadoras e motivadoras para alunos, professores e funcionários.

■ Promover um ambiente escolar com qualidade, boa higienização e zelo pelo patrimônio público.

■ Promover o protagonismo juvenil.

■ Incentivar a pesquisa com foco na construção do conhecimento científico.

■ Aperfeiçoar o processo de gestão democrática aumentando a participação da comunidade escolar.

■ Informar constantemente aos estudantes e suas famílias sobre desafios enfrentados na sociedade que reflete na comunidade escolar.

■ Valorizar as tradições regionais participando e promovendo eventos culturais.

■ Proporcionar reuniões pedagógicas com a participação efetiva de todos.

■ Disponibilizar materiais de expediente e pedagógicos para aplicação de metodologias diferenciadas.

■ Priorizar o atendimento a toda a comunidade atendendo seus anseios e necessidades de forma respeitosa e igualitária.

■ Desenvolver projetos e atividades voltadas a promoção da oralidade e expressões artísticas do educando.

■ Expedir e agilizar documentos de alunos e demais membros da comunidade escolar que requeiram no ato da solicitação.

■ Acompanhar a distribuição da alimentação escolar primando pela qualidade e atendimento a todos os alunos.

■ Adequar a estrutura física para a efetiva inclusão e organização escolar.

■ Buscar verbas junto a CRE para reforma da estrutura e acessibilidade da Ala dos laboratórios.

■ Priorizar a reforma de dois banheiros masculinos e um feminino.

■ Adquirir um palco para facilitar a visão de todos nas apresentações e festividades.

■ Construir uma quadra de areia fechada por telas (lados e cima), com refletores, podendo ser utilizado no período noturno.

■ Construir ao lado do ginásio uma pista de areia para a prática de atividades físicas variadas.

■ Buscar maneiras de conscientizar todos os funcionários a desempenhar suas funções com excelência.

■ Oportunizar intervenções pedagógicas para evitar a ruptura do ensino aprendizagem na transição do 5º ano para o 6º ano.

■ Resgatar e acolher o aluno para o ambiente escolar primando pela qualidade do ensino e o direito de todos a educação. APOIA, CT e MP.

■ Efetivar a avaliação da aprendizagem como um processo de acompanhamento dos sujeitos.

■ Aplicar os recursos de forma transparente e disponibiliza-los para toda a comunidade escolar.

■ Priorizar a capacitação contínua dos docentes

■ Rever e aprimorar projetos existentes na escola.

■ Proporcionar suporte pedagógico e material para uma efetiva inclusão.

■ Realizar a avaliação institucional.

 

Escola Dom Vital – Metas do PGE de Sandra Mara Vieira de Jesus Gabiatti

 

■ Garantir matrículas a todos os alunos (desde que a escola possua vaga) que apresentarem a documentação necessária, em três turnos: matutino (7:45 às 11:45) vespertino (13:15 às 17:15) Ensino fundamental, nas Séries Iniciais e Séries Finais e Ensino Médio, e, noturno (18:30 às 22:00), somente para o Ensino Médio;

■ Focar no pedagógico da escola garantindo os conteúdos específicos de cada disciplina com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como na BNCC, e que sejam transmitidos para os educandos, proporcionando a estes o direito do processo ensino aprendizagem;

■ Motivar a leitura organizando os tempos, individual ou em grupo, primando pela adequação de espaços, ampliação de acervos e incentivo ás práticas interdisciplinares;

■ Promover e incentivar a cultura local, assim como proporcionar momentos de interação e socialização com as famílias e a comunidade escolar;

■ Manter e investir na estrutura física da escola sempre que necessário;

■ Proporcionar uma gestão democrática e compartilhada pela ênfase na participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões, bem como o envolvimento consciente e integrado nas atividades que permeiam o processo escolar;

■ Conduzir a ação pedagógica guiados pelas diretrizes metodológicas que norteiam o processo educacional, tendo como princípio balizador a interação de seus membros;

■ Buscar sistematicamente que os recursos empregados na escola garantam o que o Projeto Político Pedagógico estabelece;

■ Criar mecanismos democráticos e éticos para avaliar se as ações feitas na escola estão conduzindo à uma educação de qualidade para todos os alunos;

■ Manter o corpo docente e demais funcionários motivados para a construção de um ambiente escolar harmônico e instigante;

■ Gerenciar o financeiro para reduzir as despesas nos custos e na manutenção dos equipamentos;

■ Refletir periodicamente, a fim de visualizar e avaliar os resultados obtidos, corrigindo possíveis falhas com o objetivo de aprimorar processo de gestão;

 

PASSOS MAIA

 

Escola Professora Coralia Gevaerd Olinnger – Metas do PGE de Eleandro Sebastião Maier

 

■ Melhorar as condições de trabalho dos professores, disponibilizando acesso a internet de boa qualidade.

■ Realizar a construção do passeio público no entorno da escola;

■ Zelar pelo patrimônio da escola, melhorando o espaço físico para propiciar atendimento de qualidade à comunidade escolar;

■ Pleitear junto à secretaria estadual de educação, a ampliação de salas de aula e reformas;

■ Disponibilizar novas mídias e tecnologias educacionais como ferramenta para qualificar o ensino-aprendizagem;

■ Criar mecanismos para envolver a comunidade em geral nas ações da escola;

■ Modernizar o uniforme escolar;

■ Resgatar a história da escola;

■ Instalação de vídeo monitoramento;

■ Garantir o acesso, permanência, inclusão e sucesso escolar;

■ Promover GESTÃO DEMOCRÁTICA, participativa com tomadas de decisões coletivas;

■ Reativar o Grêmio Estudantil e o Clube de Leitura;

■ Garantir a quantidade e a qualidade da merenda escolar para todos;

■ Proporcionar atividades culturais, esportivas e sociais;

■ Garantir a matrícula e expedir documentos de alunos ou quaisquer que requeiram;

■ Oportunizar a comunidade passosmaiense o acesso à sustentabilidade com ações de reutilização da água;

■ Disponibilizar atendimento informatizado da biblioteca escolar;

■ Elevar a qualidade de ensino melhorando a taxa de aprovação;

■ Proporcionar formação integral e humana dos alunos;

■ Aproximar a escola de ensino básico das universidades;

■ Incentivar a formação dos professores;

■ Realizar a construção de um parquinho infantil com materiais reciclável;

■ Criar mecanismos adequados para uma boa avaliação institucional;

■ Adquirir as togas, as toalhas e capas de cadeiras para as formaturas;

■ Implantar o Projeto Minha Escola de Portas Abertas;

■ Implementar uma Banda Escolar;

■ Implementar programas de parcerias público-privadas;

■ Adquirir ar condicionado para a extensão (Zumbi do Palmares);

■ Incentivar uma melhor integração dos alunos da extensão com os da sede;

 

Escola Professora Coralia Gevaerd Olinnger – Metas do PGE de Graciela Zanchet Bocalon

 

■ Garantir o Acesso, a permanência, a inclusão, a aprendizagem escolar e reduzir os índices de Evasão Escolar.

■ Compreender a Avaliação como Processo Permanente de Aprendizagem, dinâmica e transformadora do contexto social, político, econômico e Cultural. Intensificando as ações pedagógicas com foco no desempenho acadêmico dos estudantes baseados nos dados externos como: Provinha Brasil, ANA, IDEB, ENEM e dados de Santa Catarina Na Palma da Mão no site da SED.

■ Garantir ao aluno que a Avaliação seja Processual, Contínua e Formativa.

■ Conscientizar o Corpo Docente e Discente e demais funcionários da importância da Conservação, Manutenção, embelezamento e ornamentação no entorno da escola.

■ Realizar reuniões pedagógicas periódicas, com tempo destinado a estudos, debates e trocas de experiências de aprendizagem.

■ Elaborar Projetos, firmar parcerias e convênios com o objetivo de trazer Recursos Financeiros para a Unidade Escolar.

■ Ampliar e Conservar o Prédio Escolar.

■ Garantir a matrícula à toda demanda da Comunidade Escolar e expedir documentos de alunos ou quaisquer que requeiram no ato da sua solicitação.

■ Garantir e acompanhar a Merenda Escolar.

■ Ampliar e qualificar o acervo bibliográfico, valorizando a leitura em todos os campos do conhecimento.

■ Garantir o acompanhamento da vida escolar dos estudantes, desde o diagnóstico preliminar, acompanhamento do desempenho e integração da família.

■ Promover uma Gestão democrática e participativa, com tomadas de todos os segmentos que compõem a Unidade Escolar.

■ Garantir a conservação e controle do Patrimônio Público.

■ Realizar promoções para arrecadar recursos aplicando na melhoria da escola, pequenos reparos, conservação, equipamentos mobiliários, entre outros.

■ Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem.

■ Participar de cursos de aperfeiçoamentos com parcerias estaduais e municipais.

■ Proporcionar e garantir a continuidade dos Projetos Novo Mais Educação, Mais Alfabetização, Ensino Médio Inovador e Novo Ensino Médio.

■ Proporcionar a inclusão através da utilização de metodologias específicas e de recursos pedagógicos adaptados.

■ Cultivar hábitos e costumes da região.

 

VARGEÃO

 

Escola Escola Kyrana Lacerda – Metas do PGE de Dalva Michelon Sbruzzi

 

■ Incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade;

■ Motivar o jovem a aprender a lidar com as próprias motivações e emoções; interagir com os outros; ter objetivos e persistir em alcançá-los; lidar com incertezas, diferenças e novidades; tomar decisões responsáveis;

■ Formar estudantes autônomos, com capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para a realização de seu projeto de vida;

■ Promover a valorização e capacitação dos profissionais da educação, com encontros bimestrais para planejamento interdisciplinar;

■ Cadastrar o acervo da biblioteca num sistema informatizado;

■ Promover o envolvimento dos pais, alunos e entidades de forma significativa nas atividades escolares;

■ Melhorar a aprendizagem dos alunos de forma que os mesmos tenham comprometimento com o processo;

■ Reduzir a taxa de abandono em 5% e repetência dos alunos em 10% nos anos finais do Ensino Fundamental.

■ Promover a inclusão social através de atividades diversificadas que venham a proporcionar um ensino de qualidade;

■ Formar um clube de leitura para fortalecer e ampliar Projetos Pedagógicos com temas relevantes e interdisciplinares que abordem também os Temas Transversais;

■ Sensibilizar os educandos em relação à educação ambiental e sustentabilidade;

■ Utilizar efetivamente os recursos humanos, materiais e financeiros existentes, criando mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos;

■ Criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos básicos programáticos necessários para a vida em sociedade;

■ Elevar o IDEB de 5,0 nosso último indicativo para 5,5 em 2021 e melhorar o desempeno dos alunos no ENEM;Elevar o índice de aprovação em 5% e diminuir o índice de evasão em 15% no Ensino Médio durante o primeiro ano de gestão;

■ Manter um ambiente agradável, com respeito mútuo entre todos os segmentos da UE;

■ Garantir tempo e espaço para encontros, reuniões cursos e seminário;

■ Expedir documentos de alunos, ou quaisquer que requeiram, no ato da solicitação;

■ Aplicar os recursos financeiros com transparência;

■ Garantir ao aluno que a avaliação seja processual, contínua e formativa;

■ Auxiliar o trabalho do professor e aproveitar melhor o tempo disponível;

■ Ampliar e qualificar o acervo bibliográfico;

■ Primar pela qualidade da Merenda Escolar;

■ Tornar o ambiente escolar ainda mais bonito, acolhedor e seguro;

■ Revisão coletiva do Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar.

■ Promover uma Gestão Democrática, participativa, com tomadas de decisões coletivas estimulando o fortalecimento das entidades democráticas – APP, CDE, Grêmio Estudantil e COM-VIDA e aplicar os recursos com transparência.

 

Escola Escola Kyrana Lacerda – Metas do PGE de Mari Tessaro Ferreira Barbosa

 

■ Garantir o acesso , permanência, inclusão e aprendizagem escolar.

■ Intensificar as ações pedagógicas com foco no desempenho acadêmico baseando-se em dados externos como prova Brasil, ENEM, OBMEP e IDEB.

■ Ampliar e qualificar o acervo bibliográfico, valorizando a leitura em todos os campos do conhecimento.

■ Compreender a avaliação como processo permanente de aprendizagem, dinâmico e transformador do contexto social, político, econômico e cultural.

■ Elevar os índices de aprovação, revertendo os índices de reprovação e evasão escolar.

■ Elaborar projetos específicos para elevar a qualidade do ensino, organizando oficinas de artesanato, jornal escolar, leitura e produção textual, acompanhamento escolar, esporte e jardinagem.

■ Aperfeiçoar o processo de gestão democrática aumentando a participação da comunidade escolar e entidades deliberativas.

■ Estimular o fortalecimento das entidades democráticas -APP, CDE, Grêmio Estudantil e Com-Vida.

■ Promover a interatividade com os estudantes: incentivar e realizar atividades culturais, cívicas e esportivas, desenvolvendo o espírito em equipe.

■ Promover a inclusão social através de atividades diversificadas.

■ Resgatar e incentivar a formação do Grupo de Contadores de Histórias.

■ Reorganizar os espaços destinados às mídias e tecnologias educacionais, dinamizando os ambientes de aprendizagem (laboratório de informática).

■ Verificar fatores que dificultam a construção de uma escola democrática sob o ponto de vista da comunidade escolar.

■ Proporcionar formação continuada aos profissionais da educação.

■ Garantir ao aluno que a avaliação seja processual, formativa e contínua.

■ Garantir e manter o controle e a conservação do patrimônio escolar.

■ Buscar recursos financeiros junto à SED para a construção de duas salas de aula e para melhorias no ginásio de esportes.

■ Garantir, acompanhar e fiscalizar a merenda escolar.

■ Manter atualizados e organizados a documentação de alunos, professores e demais funcionários,

■ Acompanhar a alimentação e atualização do sistema Professor Online.

■ Divulgar e incentivar o acompanhamento do Estudante Online pelos pais ou responsáveis.

■ Programar reparos e melhorias na rede de internet, visando a qualidade e a agilidade na alimentação de dados dos sistema Professor Online.

■ Desenvolver projetos de sustentabilidade envolvendo a coleta de material reciclável, despertando nos alunos a responsabilidade das nossas ações sobre o meio ambiente.

■ Realizar avaliação institucional semestralmente envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, verificando o andamento da escola com um todo.

■ Dar ênfase ao programa APOIA para garantir a permanência dos alunos na escola e reduzir os índices de evasão escolar.

■ Realizar promoções e elaborar projetos firmando parcerias e convênios com o objetivo de trazer recursos financeiros para a Unidade Escolar garantindo, juntamente com APP e CDE a efetivação dos recursos aplicados com transparência, responsabilidade, legalidade e moralidade.


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