Curso de Língua Portuguesa é oferecido para estrangeiros em vários municípios de SC

Iniciativa nos Centros de Educação de Jovens e Adultos teve as primeiras turmas abertas no segundo semestre de 2019

Por Oeste Mais

20/09/2019 07:58



Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de 17 municípios de Santa Catarina estão oferecendo o curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros como uma alternativa de integração social e qualificação dos novos habitantes para o mercado de trabalho.

 

A medida foi adotada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) pelo crescente movimento de imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil e a Santa Catarina. As primeiras turmas iniciaram as atividades no segundo semestre. Estão matriculados 550 alunos de países como Haiti e Venezuela.

Aulas ocorrem nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Foto: Divulgação)

O curso Língua Portuguesa para Estrangeiros cria um ambiente multicultural, relacionando a teoria e a prática, de acordo com as temáticas que integram a realidade dos estrangeiros. As abordagens envolvem culinária, perfil profissional, saúde, entre outros temas.

 

A partir de histórias reais, quatro habilidades são exploradas envolvendo o idioma: leitura, expressão oral, escrita e gramática. A prioridade é para o desenvolvimento da oralidade, com enfoque especial sobre traços marcantes de cultura e cidadania.

 

O curso é de nível básico e visa facilitar a realização de atividades cotidianas, como tirar carteira de trabalho, procurar emprego, expressar-se no posto de saúde, solicitar uma informação, realizar uma operação bancária, alugar um imóvel, preencher um cadastro, fazer compras e se relacionar.

 

O conteúdo da cartilha utilizada para as aulas foi disponibilizado pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados e a cartilha impressa com recursos da própria Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. O curso proposto é de 160 horas e está sendo oferecido conforme a demanda necessária.

 

Municípios onde há turmas

 

Campos Novos

Itapiranga

Rio do Sul

Seara

Blumenau

Joaçaba

Brusque

Concórdia

Rio do Sul

São Joaquim

Videira

Xanxerê

Ituporanga

São Miguel do Oeste

Joinville

Ibirama

Caçador


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.