Inscrições para a 1ª etapa do Revalida começam nesta segunda-feira

Médicos que buscam a validação para o diploma estrangeiro no Brasil podem se inscrever

Por Redação Oeste Mais

17/01/2022 14h52 - Atualizado em 17/01/2022 14h52



As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 começam na nesta segunda-feira, dia 17, no Sistema Revalida, e vão até sexta-feira, dia 21. O exame será aplicado no dia 6 de março, em oito cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

 

Ao fazer a inscrição, o participante deve indicar a cidade onde deseja realizar a prova, anexar o diploma de graduação em medicina expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente.

 

O resultado da análise do documento será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 28 de janeiro. Caso o diploma enviado não esteja em conformidade, o participante não terá sua inscrição confirmada, mesmo que tenha realizado o pagamento da taxa de inscrição.

 

O valor da taxa de inscrição é R$ 410. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 26 de janeiro, em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

 

Edital

 

O Inep publicou o edital que trata das diretrizes, procedimentos e prazos da primeira etapa do Revalida 2022/1, na quinta-feira, 6 de janeiro, no Diário Oficial da União.

 

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a validação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

 

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.