Creche retoma atividades nesta segunda-feira após chacina em Saudades

Unidade infantil de ensino volta às aulas presenciais 20 dias após ser alvo de ataque

Por Oeste Mais

24/05/2021 08h34 - Atualizado em 24/05/2021 10h07



Creche Pró-Infância Aquarela (Foto: André Ávila/Agência RBS)

Exatamente 20 dias após ser palco de uma chacina, a creche Aquarela retoma as aulas presenciais nesta segunda-feira, dia 24, em Saudades. no dia 4 de maio deste ano, duas educadoras e três crianças menores de dois anos foram assassinadas no local. Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, está preso por cometer o crime.

 

Uma nota oficial (leia na íntegra mais abaixo) informando a retomada das aulas presenciais foi publicada pela Prefeitura de Saudades no site do município. O texto destaca o desafio de retornar à rotina. “É grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes”.

 

O Ministério Público concluiu na última sexta-feira, dia 21, a ação penal contra Fabiano Kipper Mai, responsável pela chacina. Ele foi denunciado por 5 homicídios consumados e 14 tentados, todos triplamente qualificados. “[As] crianças estavam no horário de repouso, na hora do soninho delas. Foram golpeadas em várias regiões do corpo, e inclusive nas costas”, revelou o promotor responsável pelo caso, Douglas Dellazari.

Sala de aula do ataque foi transformada em área de lazer (Foto: Prefeitura de Saudades)

O autor matou os bebês Ana Bella Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses, e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses. Também foram assassinadas a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, e a agente educacional Mirla Renner, de 20. Fabiano tentou suicídio depois dos homicídios.

 

“A comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local”, aponta ainda a nota do município.

 

Fabiano ficou internado por alguns dias após a chacina. Ele recebeu alta na manhã do dia 12 de maio do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O jovem saiu da unidade direto para a prisão, no mesmo município, onde continuará preso preventivamente, aguardando julgamento.

 

Leia a nota oficial

 

Queridos Pais da Família  “AQUARELA”

 

É preciso toda uma aldeia para educar uma criança. O desafio nesse momento em que todos estão profundamente feridos e consternados pelo fato ocorrido no Aquarela é grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes.

 

E é nesse sentido que a comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local.

 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação junto com o Grupo de Profissionais do Pró-infância Aquarela estará voltando com suas atividades a partir do dia 24 de maio (segunda-feira), no horário de atendimento na qual a criança está matriculada, prontos para acolher todas as crianças matriculadas.

 

Só podemos alcançar o impossível se acreditarmos no possível. Nossas crianças merecem "SER CRIANÇAS" nas interações com o outro e com o meio.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.