Escola Kyrana Lacerda de Vargeão passa por melhorias para retorno das aulas

Aulas do ano letivo 2021 na rede estadual deverão iniciar no dia 18 de fevereiro

Por Oeste Mais

08/02/2021 14h03 - Atualizado em 08/02/2021 16h09



Álcool gel foi disponibilizado para alunos poderem utilizar (Fotos: Divulgação)

A Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda de Vargeão divulgou uma nota nesta segunda-feira, dia 8, para incentivar os alunos para o retorno das aulas no ano letivo de 2021.

 

Conforme a diretora da unidade, Dalva Michelon Sbruzzi, estas informações têm como objetivo passar confiança e segurança para toda a comunidade escolar.

 

A diretora explicou que neste ano serão ofertadas três modalidades para o retorno às aulas, todas pensadas para a segurança dos alunos em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

Dalva frisa que a escola está preparada para receber os alunos neste ano letivo, e que o espaço passou por reformas nas últimas semanas, sendo feita manutenção, revitalização do pátio, além de melhorias no sinal da internet para que os alunos possam fazer uso, além de diversas outras melhorias.

 

As matrículas já foram encerradas na escola, mas ainda há vagas disponíveis para alunos do 6º ano e demais turmas do ensino fundamental. 

 

As aulas do ano letivo 2021 na rede estadual deverão iniciar no dia 18 de fevereiro, dois dias após o Carnaval, conforme o calendário divulgado pelo Governo do estado. 

 

Leia na íntegra:

 

 

"A Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda de Vargeão, compartilha informações importantes sobre o Ano Letivo de 2021 com o objetivo de passar confiança e segurança a toda comunidade escolar.

 

Estamos nos preparando para o início das aulas em 2021 e antes de mais nada, queremos agradecer a confiança a nós depositada até agora e confirmamos nossa intenção de continuarmos nossa parceria entre família e escola.

 

Dizer, que de 03 a 12 de fevereiro os nossos professores estão em formação, pois a nossa premissa é que os nossos alunos tenham segurança e a partir daí possam construir uma participação ativa, crítica, reflexiva, em busca da sua transformação, da emancipação e do protagonismo  em seu percurso formativo, para tanto precisamos de profissionais preparados.

 

A Rede Estadual de Ensino irá ofertar neste momento 3 modalidades de retomada das aulas. Modelo I- 100% presencial; Modelo II – Híbrido: Tempo Casa e Tempo Escola; Modelo III – 100% remoto.

 

Primeiro Modelo: 100% presencial, para escolas que possuem espaço físico que comporte todos os alunos da turma respeitando o distanciamento de 1,5 metro.

 

Segundo Modelo: Ensino Híbrido: Nesse formato de ensino, um grupo de alunos (turma A) participa das aulas presencialmente durante uma semana, enquanto um outro grupo (turma B) desenvolve atividades de forma remota (em casa).

 

 De acordo com a pesquisa realizada com a comunidade escolar este  modelo será aplicado para 71%  dos alunos da EEB kyrana Lacerda. Neste modelo a turma será dividida em grupos (A e B) com alternância dos grupos entre o TEMPO ESCOLA: Tempo de atendimento presencial na Unidade Escolar com turmas subdivididas de acordo com o regramento do distanciamento social; TEMPO CASA, o aluno terá atividades pedagógicas para serem desenvolvidas em casa, com ou sem mediação de Tecnologias digitais. 

 

Terceiro Modelo: 100% Remoto, neste regime ficarão os alunos e professores que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, além dos estudantes cujos pais optarem por mantê-los estudando em casa. De acordo com a pesquisa realizada com a comunidade escolar 29% dos nossos alunos optaram por este modelo.

 

A Escola Kyrana Lacerda está preparada para receber e acolher nossos alunos e professores. Durante 2020 fizemos vários melhoramentos, reforma e manutenção no prédio escolar, revitalização do pátio escolar, melhorias no sinal de internet, hoje temos disponível para uso dos alunos sinal de internet de 100 MG, temos Lousa Digital disponível para uso pedagógico, laboratório de informática, laboratório de Ciências, Biblioteca com excelente acervo bibliográfico, Ginásio de esportes com amplo espaço físico, projetor para todas as salas de aula, sistema estudante e professor on-line, onde as famílias acompanham o desenvolvimento escolar do filho, plataforma Google for Education, muito utilizada pelos alunos e professores para as aulas on-line e contamos com um vasto espaço de circulação que consideramos bem importante neste período que devemos manter o distanciamento social. 

 

Várias adaptações já estão sendo feitas com o objetivo de contemplar às exigências do Plano de Contingência Escolar para garantir a segurança de toda comunidade escolar,  alunos, professores e funcionários: as salas já estão organizadas com o número de carteiras respeitando o distanciamento social de 1,5 m por estudante, já temos disponível dispenser para álcool gel 70% para todos os ambientes, tótens  nas entradas da escola com álcool gel 70%, álcool líquido para higienização dos ambientes, sabonete líquido, papel toalha, termômetros digitais, temos também uma boa quantidade de álcool gel, máscaras, luvas  e protetores faciais para professores e funcionários. Oferecemos alimentação escolar terceirizada servida com segurança e qualidade e Kit alimentação para alunos que farão seus estudos de forma remota.Temos disponível também kit escolar com: 2 apontadores, 2 borrachas, 2 cadernos universitários 200 folhas, calculadora de bolso 8 dígitos, 4 canetas esferográficas, 1 cola, 2 esquadros 45 e 60 graus, 4 lápis preto, 1 régua, 1 transferidor 180 graus, 1 caixa de lápis de cor 12 unidades.

 

Contudo, precisamos da conscientização e colaboração de todos, para obtermos êxito contra esse inimigo oculto. Faça a sua parte, seguindo todas as recomendações, normas e medidas sanitárias. A Família Kyrana espera vocês com alegria, confiança e otimismo, estamos distanciados pelo momento, mas unidos pela força e coragem em prol de um bem maior, a nossa saúde!"











COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.