UFSC oferece 2,5 mil vagas de graduação sem vestibular presencial

Por conta da pandemia, universidade fará seleção a partir de notas do Enem e de vestibulares anteriores

Por Oeste Mais

28/01/2021 14h13 - Atualizado em 28/01/2021 14h13



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na última terça-feira, dia 26, o edital de processo seletivo não presencial para vagas em cursos de graduação com início no primeiro semestre de 2021. Conforme a universidade, são 2.516 vagas abertas. As inscrições iniciaram ontem, dia 27. A modalidade de seleção foi definida pela universidade como alternativa ao vestibular presencial por conta da pandemia de coronavírus.

 

Do total de vagas, 1.801 serão preenchidas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020, e outras 715 vagas com utilização da nota de um dos cinco últimos vestibulares presenciais da UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020).

 

As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas de 27 de janeiro até 4 de março, exclusivamente pela internet, no site da universidade, por candidatos que concluíram ou estejam prestes a concluir o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente). A taxa de inscrição é de R$ 80.

 

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o sistema de notas que deseja usar (Enem ou Vestibular). Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição e deverá optar por um sistema de notas.

 

A Coperve (Comissão Permanente do Vestibular) disponibilizará uma ferramenta de suporte que permitirá ao candidato verificar qual o sistema de notas que melhor o atende: a nota no vestibular escolhido ou analisar a nota do Enem.

 

A distribuição das vagas segue os critérios da Política de Ações Afirmativas da UFSC nos dois sistemas de notas, sendo metade para concorrência geral e a outra metade na modalidade de reserva de vagas (cotas) para estudantes de escolas públicas, informou a universidade.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina informa que estão abertas as inscrições para o Vestibular UFSC 2021. (Foto: UFSC)

Enem

 

Para participar do processo seletivo usando a média do Enem, o candidato deverá ter participado efetivamente de pelo menos uma das quatro últimas edições do Enem (2017, 2018, 2019 ou 2020). Além disso, precisará ter no mínimo 200 pontos na disciplina de Redação e nota superior em 10% à nota mínima daquela edição do exame em cada uma das seguintes disciplinas: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

 

Quem fez o Enem como “treineiro” não poderá utilizar a nota para concorrer às vagas, conforme estabelecido nos respectivos editais do Inep.

 

Os candidatos que irão utilizar a média do Enem devem ficar atentos na hora de preencher os dados da inscrição, reforça a UFSC. De acordo com o edital, “as notas das disciplinas do Enem serão recuperadas, a partir do CPF informado pelo candidato, na base de dados do Inep e serão confrontadas com as informações fornecidas pelo candidato no ato de inscrição”. A inscrição só será confirmada se os dados coincidirem.

 

Vestibular

 

Quem pretende concorrer usando nota de vestibular deverá ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do Vestibular da UFSC de 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 ou 2020. Neste caso há uma diferença em relação ao Enem: os candidatos por experiência do Vestibular de 2020, exclusivamente, poderão usar a nota daquele concurso para concorrer.

 

A nota final será composta de duas partes: o número de acertos das questões de múltipla escolha e outra parte baseada em nova correção das questões discursivas e da redação, a ser realizada por banca examinadora composta para esta finalidade.

 

Serão corrigidas as redações e questões discursivas dos candidatos que alcançarem uma pontuação mínima (conforme tabela que acompanha o edital) nas disciplinas de Primeira Língua, Segunda Língua, Biologia, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Física e Química.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.