UFSC abre inscrições para processo seletivo com 549 vagas em 27 cursos de graduação

São 489 vagas remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera, e 60 vagas para o curso de Medicina em Araranguá

Por Oeste Mais

13/10/2020 09h45 - Atualizado em 13/10/2020 09h45



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre nesta terça-feira, dia 13, inscrições para processo seletivo que vai selecionar alunos para os cursos de graduação em Medicina do campus Araranguá, no Sul catarinense, e para vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2020. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de outubro.

 

São oferecidas 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi da UFSC. Poderão participar todos os estudantes que concluíram o Ensino Médio. A inscrição é gratuita e será realizada exclusivamente pela internet. O edital da seleção foi publicado no dia 23 de setembro pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

 

Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, o vestibular tradicional com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que levará em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. Será possível utilizar apenas uma das médias e é necessário que estudante tenha obtido uma pontuação mínima na redação e em cada uma das disciplinas, conforme especificado no edital.

 

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera, e 60 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 30 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1.

 

Segundo a universidade, essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de coronavírus, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público.

 

Inscrições

 

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de um requerimento que estará disponível no site para o processo seletivo da UFSC até 27 de outubro. Pelo calendário, a confirmação de inscrição definitiva será disponibilizada neste mesmo site a partir do dia 17 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 14 de dezembro.

 

Após um prazo para recursos, a Coperve prevê concluir o processo seletivo até o dia 21 de dezembro. A relação oficial dos classificados, por curso, contendo nome e número de inscrição, bem como o Boletim de Desempenho Individual dos candidatos, também será divulgada no site da UFSC.

 

Como em todos os processos seletivos para acesso à UFSC, neste certame também serão observadas as políticas de cotas.

 

Os estudantes que concorrerem nas vagas reservadas para os cotistas deverão comprovar essa condição com o envio de documentos e com autodeclarações, que serão validadas por comissões formadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad).

 

A Coperve disponibilizou um site para o envio e respostas de dúvidas frequentes. A equipe está trabalhando remotamente devido à pandemia, e realiza atendimentos pelo e-mail coperve@coperve.ufsc.br. Desde o dia 14 de setembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a equipe também faz atendimento em regime de plantão, das 9 horas às 13 horas, pelo telefone (48) 3721-9951.

 

Para os candidatos surdos a Coperve disponibilizou no site o edital resumido e a agenda com datas importantes em Libras. O material pode ser acessado no site do processo seletivo da UFSC.

Com informações do Diário Catarinense


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.