Udesc retomará aulas não presenciais em 50 cursos de pós-graduação

Aulas presenciais estão suspensas desde 17 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Por Oeste Mais

14/05/2020 08h51 - Atualizado em 14/05/2020 08h51


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu nesta quarta-feira, dia 13, retomar as atividades de ensino dos 50 cursos de mestrado e doutorado da instituição de forma não presencial. A medida é resultado de resolução ad referendum do reitor Dilmar Baretta e define a continuidade das aulas, de forma não presencial, a partir de 25 de maio em todos os programas de pós-graduação. As aulas presenciais estão suspensas desde 17 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus, seguindo decretos do governo de Santa Catarina.

 

>> Confira a resolução na íntegra aqui

 

Com isso, os professores dos cursos de pós-graduação poderão ministrar aulas não presenciais utilizando recursos da tecnologia da informação e comunicação enquanto persistirem as restrições sanitárias.

Sede da Udesc (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom)

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, o Colegiado de Diretores de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc se reunirá na próxima segunda-feira, 18, para discutir o calendário acadêmico e a oferta das disciplinas na forma não presencial.

 

Por ser uma resolução ad referendum do reitor, a medida passa a valer de forma imediata, em caráter excepcional e temporário, mas tramitará posteriormente no Conselho Universitário (Consuni).

 

A decisão considerou motivos como: a atual imprevisibilidade do retorno às aulas presenciais; as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a necessidade de continuidade das pesquisas neste momento de enfrentamento à Covid-19; o levantamento feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) junto aos alunos; e a consulta da pasta aos diretores da área e aos coordenadores dos cursos.

 

Cursos de graduação a distância já retornaram

 

Os cursos de graduação da Udesc oferecidos na modalidade a distância retornaram às atividades em 4 de maio, nas turmas de Pedagogia, de Ciência Biológicas, de Administração Pública, de Informática e de Ciência e Tecnologia. O Centro de Educação a Distância (Cead) já promoveu modificações no calendário acadêmico.

 

Situação dos cursos presenciais de graduação

 

Já a situação dos cursos de graduação presenciais da universidade está sendo discutida entre diretores dos centros e a Reitoria. Você pode conferir todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.