Udesc completa 55 anos com ações de combate à Covid-19 e selo comemorativo

Instituição preparou o documento "Udesc em Ação", que é voltado à comunidade acadêmica e à comunidade externa

Por Oeste Mais

13/05/2020 08h35


Selo comemorativo de 55 anos (Foto: Divugação)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completará 55 anos de fundação na próxima semana, em 20 de maio. Diferente das datas anteriores, o aniversário deste ano tem um significado ainda mais marcante para a instituição. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a universidade se reinventa em diversas atividades e está atuando firme em dezenas de ações de combate à doença, que envolvem alunos, professores e técnicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em várias regiões catarinenses.

 

Para lembrar a data, a instituição preparou o documento "Udesc em Ação", que é voltado à comunidade acadêmica e à comunidade externa e traz um resumo das principais ações neste período de pandemia, com o objetivo de prestar contas à sociedade. Confira o material.

 

No documento, é possível saber como a universidade está agindo em frentes como apoio a órgãos de saúde, fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e prestação de serviços à comunidade.

 

Além disso, a universidade lançou um selo comemorativo dos 55 anos, elaborado pelo Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart). O selo foi criado com base nas ideias de credibilidade, compromisso e notoriedade da instituição na sociedade. A marca será aplicada em materiais de divulgação e outras ações.

 

Referência em ensino, pesquisa e extensão

 

Fundada em 20 de maio de 1965, a Udesc mantém o Estado na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná no último levantamento do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). A Udesc também está no Times Higher Education (THE), ranking que apresenta as melhores universidades do mundo. Nesse levantamento, ela apareceu pela primeira vez entre 1.396 instituições de 92 países.

 

Além disso, a universidade é uma das 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos cinco anos, conforme ranking feito pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. Atualmente, há mais de 170 grupos de pesquisa na Udesc.

 

Sobre a instituição

 

A Udesc, que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 12 unidades em nove cidades de Santa Catarina, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC. Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 60 cursos de graduação e 50 mestrados e doutorados, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores. A Udesc já formou mais de 60 mil profissionais.

 

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 170 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. Servidores e acadêmicos da Udesc realizam 700 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.