24,2% dos inscritos no Enem deixam de fazer prova em SC

Na comparação com outros estados, Santa Catarina foi o 11º com menos índice de faltantes

Por Oeste Mais

05/11/2018 09h45 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Dos 125.360 inscritos para o Enem deste ano em Santa Catarina, 30,3 mil (24,2%) faltaram no primeiro dia de provas. O percentual de comparecimento ficou em 75,8%, ou seja, 95 mil estiveram presentes. Na comparação com outros estados, Santa Catarina foi o 11º com menos índice de faltantes.

 

A taxa de abstenção no ano passado foi de 28,10% no estado. No país, o Enem deste ano teve uma das menores abstenções dos últimos tempos, 24,9%. Ou seja, dos cerca de 5,5 milhões de inscritos, 4,1 milhões participaram (75,1%), com a falta de 1,3 milhão faltaram.

 

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ano passado, conforme o Inep, a taxa de abstenção no país foi de 30,20%, a maior desde 2009 (37,7%), num universo de 6,7 milhões de inscritos. Já este ano o percentual de ausentes no país teria sido o menor desde 2009 no primeiro dia de aplicação da prova.

Segundo dia de provas do Enem será no próximo domingo (Foto: Betina Humeres/Diario Catarinense)

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, esse percentual ainda pode baixar tendo em vista que ainda há a aplicação de prova no próximo domingo, dia 11. O candidato, segundo o ministro, não é considerado ausente se comparecer em algum dia da aplicação. O custo estimado da prova per capta, divulgado na noite de domingo, dia 4, estava em R$ 84,66. 

 

Ainda conforme a presidente do Inep, apesar da grande preocupação por conta do início do horário de verão, que começou na madrugada de domingo, a aplicação das provas ocorreu normalmente, sem maiores incidentes.

 

Em todo o país foram registradas 32 ocorrências ao longo do dia, sendo todas por conta de interrupções, temporárias ou permanentes, do fornecimento de energia elétrica. Não houve registro de tumultos ou manifestações.

 

Ao todo, 71 pessoas foram eliminadas, a maioria (67) por descumprimento de regras gerais, como sair antes do horário permitido ou usar materiais proibidos. Duas pessoas foram pegas com pontos eletrônicos. Os dois casos aconteceram em Minas Gerais. Outras duas foram eliminadas por se recusarem a passar pelo detector de metais.

 

Próximas provas

 

Neste primeiro dia do Enem ocorreram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no próximo domingo serão aplicadas as provas de Ciência da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

 

A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será feita no dia 14 deste mês, uma quarta-feira. A divulgação dos resultados individuais, no entanto, está marcada para 18 de janeiro do ano que vem.

Com informações do DC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.