Maioria dos consumidores diz que tem meta de juntar dinheiro em 2019

Em segundo lugar na lista dos compromissos de Ano Novo mais assumidos está sair do vermelho

02/01/2019 16:32


Entre os compromissos pessoais assumidos na virada de ano, para 2019 o mais citado entre os consumidores é o de juntar dinheiro, além de sair do vermelho.

 

É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, dia 2, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

Segundo o levantamento feito com 702 pessoas, 51% dos entrevistados dizem que pretendem fazer alguma reserva em 2019. Se isso se concretizar, vai significar uma melhora considerável em relação a 2018, quando apenas 15% dos entrevistados dizem ter conseguido juntar alguma quantia.

 

Agora em 2019, 45% dos entrevistados temem não conseguir cumprir o compromisso de guardar dinheiro - uma proporção bem acima dos 19% dos que tinham esse mesmo receio em 2018.

 

Atrás de começar a poupar, o compromisso mais assumido pelos consumidores na virada para 2019 foi o de pagar contas que estão atrasadas. Esse compromisso foi citado por 36% dos consumidores.

 

Entre consumidores das classes C, D e E, essa proporção salta para 39%, enquanto nas classes A e B é de 28%.

 

Na lista dos principais temores para 2019, o de não conseguir pagar as contas é o mais citado, com 61% das respostas. No ano anterior, quando 16% dos entrevistados contaram ter caído nessa situação.



Balanço de 2018

 

A pesquisa mostra que a maior parte dos consumidores diz que sua própria situação financeira não mudou em 2018 na comparação com 2017. A proporção dos que dizem isso é de 39%. Outros 34% dizem que houve alguma melhora, enquanto 23% dizem que a situação piorou.

 

Entre os que dizem ter sentido alguma melhora, os motivos mais citados foram ter conseguido organizar o orçamento, conseguir pagar dívidas e fazer trabalhos extras.

 

Já entre os que relatam ter sentido uma piora nas contas pessoais em 2018, os motivos mais citados foram aumento de preços sem acompanhamento do rendimento, desemprego e endividamento.

 

Mas, de uma maneira geral, a pesquisa mostra que a maioria dos consumidores não conseguiu pagar todas as contas sem nenhum atraso no último ano. Isso porque 34% disseram que conseguiram pagar as contas em dia em 2018.

 

No ano anterior, a proporção de consumidores que contaram ter conseguido pagar todas as contas em dia havia sido ainda menor, de 31%.

 

Mesmo assim, em 2018, 20% dos consumidores contam que foram parar na lista de inadimplentes de órgãos como o SPC, Serasa e Boa Vista.

 

O número representa uma piora em relação a

Do G1



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