IBGE se prepara para realização do Censo 2020

Em SC serão 7,1 milhões de pessoas recenseadas em 2,5 milhões de domicílios nos seus 295 municípios

Por Oeste Mais

10/09/2019 14:48



O IBGE realizará o Censo 2020, que compreenderá 70 milhões de endereços 5.570 municípios em todo o país. No estado de Santa Catarina serão 7,1 milhões de pessoas recenseadas em 2,5 milhões de domicílios nos seus 295 municípios e a preparação para esse processo já está em andamento. 

 

O processo seletivo para analistas censitários já foi realizado o próximo passo será a capacitação e treinamento. A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2020.

 

Os recenseadores, identificados com colete, boné, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão.

 

Também será possível responder o questionário via internet. Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.

 

Além de produzir informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada, o Censo 2020 possibilitará conhecer em detalhe como é e como vive o povo, essa pesquisa é de extrema relevância para o governo e para a sociedade, pois os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país.

 

A partir de seus resultados serão produzidas informações para a próxima década que influenciarão a distribuição dos Fundos de Participação de Estado e Municípios. Também será realizada a atualização do cadastro de endereços urbanos e rurais de todos os municípios.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.