Município do Oeste terá construção de núcleo de tecnologia e inovação do leite

Projeto prevê construção de quase 4 mil m² e custo de aproximadamente R$ 9,7 milhões

Por Redação Oeste Mais

26/07/2022 17h15



Construção será no campus da Udesc, em Pinhalzinho (Foto: Divulgação/Udesc)

O município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, terá a construção de um núcleo de tecnologia e inovação do leite, desenvolvido no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto prevê uma estrutura de 3.948 m² e conclusão no prazo de 540 dias, com custo aproximado de R$ 9,7 milhões. 

 

O espaço será composto por um laboratório de análise da qualidade do leite, uma indústria de lácteos em escala piloto e um laboratório de pesquisa e inovação em leite e derivados.



O projeto tem como objetivo melhorar a produtividade, a inovação, a competitividade e a eficiência dos empreendimentos associados à Rota de Integração do Leite na Região da Faixa de Fronteira Catarinense, que tem 82 municípios do Oeste.

 

Há cerca de uma década o empreendimento estava sendo reivindicado pelas entidades de representação dos produtores rurais e das agroindústrias, além das cooperativas agropecuárias. 

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo, saudou com entusiasmo o anúncio do empreendimento. “Era muito esperado, pois o Grande Oeste de Santa Catarina responde pela maior parte do leite produzido em território barriga-verde”, comemorou.

 

Pedrozo observou que atualmente não há laboratório certificado para análise da qualidade do leite no estado, sendo que a demanda de análises do setor leiteiro é enviada para Curitiba (PR) ou Passo Fundo (RS). “Vai representar rapidez nos resultados e uma grande redução de custos. Será um grande aliado no controle da sanidade do rebanho” acrescentou.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.