Saiba como precificar os seus produtos do jeito certo

Aprenda um passo a passo para colocar em prática no seu negócio

23/06/2022 09h27 - Atualizado em 23/06/2022 09h31



Uma das grandes falhas de qualquer pessoa que administra um negócio é fazer a precificação de produtos sem ter uma estratégia sólida e lógica por trás.

 

Precificar produtos ou serviços seguindo apenas no famoso “feeling”, é colocar sua margem de lucro em risco, tendo em vista que há um grande risco de você não considerar custos e despesas importantes que precisam ser custeadas pelas suas vendas.

 

É claro que a concorrência e o mercado precisam ser levados em consideração também, afinal, é preciso entender como sua concorrência está atuando. Porém, essa não pode ser a única base e está longe de ser a principal.

 

Então, se você quer entender um pouco mais sobre o tema e descobrir como precificar produto, este conteúdo é para você. Com ele você aprenderá a medir sua estratégia e dizer se ela está ou não dando certo.

 

O que é precificação?

 

Como você já deve imaginar, o conceito de precificação é bem simples. Precificar significa definir os preços de produtos e/ou serviços. No entanto, para isso ter uma base sólida e lógica por trás, é preciso considerar alguns critérios, como:

 

. Custos para manter o negócio funcionando, como aluguel, água, luz, salários, impostos;

 

. Padrões praticados pela concorrência;

 

. Conhecimento do perfil do público-alvo e consumidores;

 

. Lucro esperado por parte dos donos.

 

É claro que isso não é tudo. O preço do seu produto ou serviço depende muito de alguns fatores de mercado também.

 

Por que é importante precificar de forma correta?

 

Principalmente ao considerar os pontos levantados acima, fica ainda mais claro que não dá para precificar um produto por intuição.

 

Afinal, é da definição correta dos preços que você irá praticar que depende a subsistência do seu empreendimento. Um erro de cálculo pode te levar a prejuízos irreparáveis e, consequentemente, à falência.

           

Como precificar um produto?

 

Com o conceito de precificação bem claro – e também a importância de saber precificar –, agora é hora de aprender um passo a passo para já colocar em prática na sua empresa.

 

1. Mapeie todos os custos e despesas

 

Como anda o planejamento financeiro da sua empresa? Você sabe todos os custos que você tem para mantê-la funcionando? Ter este controle e conseguir acesso fácil a essas respostas é essencial antes de iniciar as estratégias de precificação.

 

Essa gestão financeira ajuda a entender e mapear desde despesas variáveis e fixas para, então, calcular o preço que você paga para produzir um produto ou prestar um serviço.

 

2. Defina sua margem de lucro

 

Para chegar ao preço de venda ideal do seu produto ou serviço, é preciso entender qual a margem de lucro necessária para sua empresa crescer de forma sustentável.

 

O lucro nada mais é que a diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes. Para entender mais sobre o lucro, não esqueça de definir qual seu ponto de equilíbrio antes mesmo de começar sua empresa.

 

Junto com a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio é ideal para precificar produtos ou serviços.

 

3. Avalie o mercado

 

Lembra quando foi citado a importância de se conhecer o mercado? Pois é, esse conhecimento também faz parte de uma boa estratégia de precificação.

 

O preço de um produto deve ser compatível com as exigências do mercado e não muito distante daquilo que costuma ser praticado pelos concorrentes, com exceção de campanhas de marketing, onde é possível reduzir margem para alcançar novos clientes. Mas isso é outro ponto.

 

4. Use o markup como fórmula

 

O markup trata-se de um índice muito utilizado na hora de precificar um produto. Essa técnica permite equilibrar custos e lucro no mesmo cálculo.

 

Aqui, usa-se como base o custo de produção, tudo o que você gastou para produzir o item que será vendido, como a matéria-prima e a mão de obra, por exemplo. No caso de revenda, considere o custo da compra e do transporte.

 


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.