Concurso IBGE suspende provas para 204 mil vagas

Orçamento reduziu em mais de 90% a verba para a pesquisa

Por Oeste Mais

06/04/2021 13h38 - Atualizado em 06/04/2021 13h38



Foram adiadas as provas do concurso IBGE destinado ao Censo Demográfico 2021. A informação foi divulgada nesta terça-feira, dia 6, por meio do site do Cebraspe, a banca a organizadora. 

 

Apesar da notícia não ser muito animadora, esse adiamento não deve pegar os candidatos de surpresa. Isso porque, conforme divulgado no último dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

 

Por isso, as provas objetivas referentes aos cargos de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) e recenseador não serão realizadas nos dias 18 e 25 de abril, respectivamente.

 

No entanto, o órgão ainda irá avaliar, junto à banca, um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.

 

Nota do IBGE na íntegra 

 

"Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

 

Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.

 

O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico".


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.