Ações da Petrobras caem 20% após presidente Jair Bolsonaro trocar comando da Estatal

Valor do dólar também sofrei interferência com a decisão

Por Oeste Mais

22/02/2021 11h26 - Atualizado em 22/02/2021 11h31



As ações da Petrobras despencam 20% nesta segunda-feira, dia 22, com o mercado reagindo mal à decisão do presidente Jair Bolsonaro de fazer mudanças no comando da estatal. Com isso, o Ibovespa opera em forte queda de 4,5% e o dólar sobe mais de 2,5%, negociado acima dos R$5,50.

 

A queda que impacta a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta segunda-feira é fruto da troca da presidência da Petrobras, anunciada por Bolsonaro na sexta-feira, dia 19, após o fechamento do mercado. E acentua as perdas já sofridas pela estatal. Na sexta-feira, as ações da Petrobras caíram mais de 6%, com o mercado no aguardo das mudanças prometidas pelo presidente da República. Por isso, a empresa já havia perdido R$ 28 bilhões em valor de mercado, segundo a Economatica.

 

A nomeação do general Joaquim Silva e Luna para o posto que hoje é ocupado por Roberto Castello Branco foi vista pelo mercado como uma interferência política que ameaçava a autonomia e a rentabilidade da Petrobras. E os analistas ainda temem mudanças na política de preços da Petrobras, já que, depois da troca no comando, o presidente Jair Bolsonaro prometeu novas mudanças na estatal.

Com informações do Correio Braziliense


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.