Fechamento da fábrica da Ford pode impactar em até 5 mil empregos

Decisão de fechar fábrica implica na demissão de 830 trabalhadores. Associação aponta que, além de empregos diretos, a medida afeta prestadores de serviço e comércio local.

Por Oeste Mais

13/01/2021 16h27



Cerca de 5 mil empregos devem ser impactados com o encerramento das operações da Ford em Taubaté SP,  segundo a associação comercial da cidade. Com o fechamento da fábrica, a empresa vai encerrar 830 postos de trabalho diretos, mas impacta uma cadeia de serviços com prestadores de serviços e terceirizados.

 

O fim da produção de veículos no Brasil foi anunciado pela Ford na segunda-feira, dia 11. Em Taubaté, a empresa atua há 52 anos e é um dos pilares da economia com forte presença da indústria automobilística.

 

Além dos funcionários diretos, a Ford mantém prestadores de serviço como os de limpeza, alimentação e transporte dos funcionários, logística de equipamentos e peças. Os empregos de toda essa cadeia devem ser afetados.

 

Em um ‘efeito cascata’, a associação alerta para o fim da fonte de renda desses trabalhadores, que deve impactar no comércio da cidade.

 


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.