Procon de SC registra aumento de 300% em reclamações por compras pela internet

Órgão aponta que dados demonstram que estabelecimentos não se prepararam para alta demanda de vendas de produtos e serviços on-line

Por Oeste Mais

21/05/2020 08h42 - Atualizado em 21/05/2020 08h42


O Procon de Santa Catarina registrou um aumento de mais de 300% nos atendimentos relacionados a compras pela internet nos primeiros meses de 2020. Até o dia 18 de maio, o órgão recebeu mais de 12 mil reclamações. No mesmo período do ano passado foram pouco mais de três mil.

 

Segundo o Procon, os dados demonstram que os estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda de vendas de produtos e serviços on-line, que surgiu em função do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

 

“É preciso planejamento antes de sair vendendo sem ter a real capacidade de entrega”, alerta o diretor do Procon, Tiago Silva. “Agora, não dá para o consumidor ficar esperando pela boa vontade das empresas se adaptarem a este novo modelo de comércio para só depois realizarem a entrega das mercadorias e serviços. O Procon está aqui para defendê-los deste disparate”, garante.

 

Além das questões sobre demora e não entrega do produto, problemas com cobrança e mercadorias com defeitos, os consumidores reclamaram de serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do solicitado.

 

Para fazer reclamações, basta acessar o site www.consumidor.gov.br ou procurar uma unidade do Procon, das 13 às 18 horas. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é 151.

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