Santa Catarina criou 5.322 postos de trabalho formais em abril deste ano, sendo o melhor resultado para o mês desde 2014. os dados são de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho no último final de semana.
O saldo catarinense resultou da diferença entre 82.502 admissões contra 77.180 desligamentos no período. Os números de abril deste ano também indicam uma recuperação em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 1.839 vínculos com carteira assinada.
“Esses números demonstram que a economia de Santa Catarina tem força e que os catarinenses têm espírito empreendedor”, lembra a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Romanna Remor.
O desempenho positivo pode ser observado nos setores de serviços (3.418); construção civil (1.287) e indústria da transformação (1.250). O que impulsionou o setor de serviços, por exemplo, foi o incremento no comércio, transporte e ensino.
Dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Joinville (1.270), São José (803), Blumenau (677), Chapecó (651) e Jaraguá do Sul (417) destacaram-se na geração de empregos em Santa Catarina.
No cenário nacional, São Paulo foi o que mais gerou vagas, seguido de Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro. Santa Catarina ficou em sexto lugar.