Oeste tem 333 mil trabalhadores com contas inativas do FGTS

Calendário de pagamento foi divulgado nesta semana pelo governo federal

Por Oeste Mais

15/02/2017 15h46 - Atualizado em 17/04/2020 14h39





O governo federal e a Caixa divulgaram nesta semana a sistemática e o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com levantamento realizado pela Caixa, cerca de 333 mil trabalhadores terão direito ao saque no Oeste catarinense.

 

A rede de atendimento na região é composta por 33 agências, três postos de atendimento, 156 casas lotéricas, 146 correspondentes Caixa Aqui e 15 pontos de autoatendimento externo, além dos terminais do Banco 24 Horas da Rede Compartilhada CaixaxBB.

 

Conforme a Medida Provisória 763/2016, tem direto ao pagamento de conta inativa o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O pagamento será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho deste ano. A sistemática leva em conta o mês de aniversário do trabalhador (veja o calendário acima).

 

Quem pode sacar

 

De acordo com a MP 763, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS. Antes da publicação da MP, o trabalhador somente poderia sacar caso permanecesse três anos fora do Regime do FGTS ou em caso de aposentadoria, utilização para moradia ou determinadas doenças previstas em lei.

 

As demais regras de saque das contas ativas não sofreram modificação, ou seja, o saque de contrato de trabalho vigente só pode ocorrer nos casos de demissão sem justa causa, moradia própria ou aposentadoria, por exemplo.

 

Canais Exclusivos de informação

 

A Caixa criou um serviço exclusivo no site www.caixa.gov.br/contasinativas para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao pagamento de conta inativa. Na página, o trabalhador pode visualizar se possui contas contempladas pela MP 763, o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

 

Outra opção de atendimento aos trabalhadores é pelo telesserviço 0800 726 2017. No telesserviço será possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento. Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF e PIS/PASEP (NIS).

 

Abertura de agências aos sábados

 

A Caixa abrirá 1.891 agências no primeiro sábado após o início do cronograma mensal de pagamento, exceto em abril. As agências do Oeste que abrirão neste sábado, dia 18, das 9 às 15 horas,  são Caçador, Contestado (em Caçador), Campos Novos, Cidade de Catanduvas, Chapecó, Desbravador, Efapi, Condá, Industrial, Concórdia, Faxinal dos Guedes, Fraiburgo, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Porto União, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Videira, Xanxerê e Xaxim.

 

O funcionamento aos sábados será exclusivo para solucionar dúvidas sobre o saque de contas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão do Cartão Cidadão. A Caixa estuda ainda abrir unidades em horário especial em outras datas, que serão divulgadas oportunamente também por meio do site do banco.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.