Você já viu? Desenhos animados ensinam crianças a se defender de abusos sexuais

Campanha foi lançada já há alguns anos pelo Centro Marista de Defesa da Infância

Por Oeste Mais

10/10/2019 10:25



Uma forma lúdica de falar sobre um assunto muito sério. Esse é o objetivo de uma série de vídeos em forma de desenho animado lançada já há alguns anos pelo Centro Marista de Defesa da Infância. As peças trazem orientações sobre como as crianças e adolescentes devem agir para se defender da violência sexual (assista acima).

 

Doze vídeos fazem parte da campanha “Defenda-se”, que já completou cinco anos em 2019. As animações educativas discutem de forma sutil e bastante delicada temas sensíveis sobre o desenvolvimento da sexualidade infantil, que auxiliam a criança a conhecer melhor o próprio corpo, reconhecer as diferentes emoções, entender diferentes relações afetivas e a conduta mais apropriada em cada uma delas. As animações também levam as crianças a aprender ações simples do dia a dia, que dificultam a ação dos agressores.

 

Além do Brasil, as obras já foram trabalhadas em 81 países onde o Instituto Marista está presente. “Quando bem orientadas, as crianças têm mais chances de evitar ou interromper o abuso, contando sempre com o apoio de adultos de confiança que ela reconheça em seu cotidiano”, explica Vinícius Gallon, um dos autores e coordenador da campanha.

 

A ideia inclusive já foi vencedora do Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o Aberje 2018, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade; Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos (criado em homenagem à ativista e defensora Neide Castanha), além de ser certificada como material de excelência pela Organização dos Estados Americanos (OEA).


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.