Javalis preocupam novamente produtores de Chapecó

Acorrerá um levantamento para saber o número do animal exótico na região

Por Oeste Mais

28/09/2019 09:45



Animal exótico será contabilizado através de levantamento na região. (Foto: Aniele Nascimento)

O reaparecimento de javalis na região de Chapecó tem preocupado os produtores rurais. Nesta quinta-feira, dia 26, foi realizada na cidade uma reunião entre várias entidades para pensar numa possível solução para o problema.

 

Durante a reunião, foi determinado que será feito um diagnóstico da situação, um levantamento da quantidade de javalis avistados, segundo o presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Ricardo Lunardi.

 

A reunião ocorreu entre representantes do Sindicato Rural de Chapecó, Polícia Militar Ambiental (PMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) e clubes de tiro, onde há pessoas habilitadas para fazer a caça desses animais.

 

Pelo o que ficou decidido, conforme Lunardi, quando o produtor for fazer a Guia de Trânsito Animal (GTA) ou for até a Secretaria de Agricultura de Chapecó, será perguntado se viu algum javali na propriedade. Se a resposta for afirmativa, o agricultor vai responder a questionários e informar a localização.

 

A iniciativa vale para a cidades de Chapecó e as vizinhas Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Caxambu do Sul, Guatambu, Cordilheira Alta e Planalto Alegre.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.