Festa de reinauguração da ponte Hercílio Luz terá programação de 30 de dezembro a 5 de janeiro

Obras na ponte estão na reta final, informou o Governo de Santa Catarina

Por Oeste Mais

19/11/2019 16:11 - Atualizado em 19/11/2019 16:13



Faltando pouco mais de 40 dias para a entrega das obras, os trabalhos de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, entram na reta final. O Governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, dia 19, o projeto Viva a Ponte, um plano para o Complexo Turístico e Cultural que prevê uma programação de 30 de dezembro a 5 de janeiro de 2020, com atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas.

 

A programação da data e o horário da reinauguração, no entanto, ainda não estão definidas. Também foram anunciadas as chamadas públicas para empresas e atrações interessadas em participar do evento.

 

As empresas e os artistas interessados em participar já podem fazer o credenciamento diretamente no site. O edital 002/2019 trata da seleção de empresas de alimentação e bebidas que poderão ocupar 20 espaços nas cabeceiras insular e continental da Ponte Hercílio Luz. Estão aptos a participar da seleção food karts, food bikes ou estandes.

 

Também está aberta a seleção de propostas de apresentações artísticas e culturais para compor a programação. Artistas de áreas como música, teatro, dança e circo podem se inscrever até 2 de dezembro, em formulário online. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de dezembro. O envio das informações e divulgação dos resultados serão feitos no site.

Obras na ponte Hercílio Luz entram na reta final (Foto: Cristiano Estrela)

Também está prevista a seleção de empresa de esporte de aventura. A proposta deverá prever ações de rapel, escalada, bungee jumping, pêndulo humano, slackline, entre outras atividades. As inscrições e os critérios também estão disponíveis no site.

 

A programação prevê ainda corrida de 5 quilômetros no dia 5 de janeiro de 2020. Organizada pela Fesporte, a prova terá largada da Ponte Hercílio Luz com percurso em direção ao continente e chegada também na estrutura. A inscrição será gratuita no site e a previsão é de duas mil vagas.

 

Sobre a obra da Ponte Hercílio Luz

 

Os serviços na estrutura superior da Ponte Hercílio Luz estão sendo finalizados para a reabertura no dia 30 de dezembro. Estão em andamento a retirada das gruas centrais, a instalação do piso gradil no vão central, a colocação das passarelas de pedestres e ciclistas e das defensas metálicas. A previsão é que estes serviços sejam finalizados na primeira quinzena de dezembro. Paralelamente, está sendo feita a pintura de toda a estrutura superior, trabalho que será realizado até a véspera da abertura da Ponte.

 

Também na primeira quinzena de dezembro serão retirados mais dois módulos da treliça inferior para possibilitar que o teste de carga seja feito. A previsão é que o teste seja realizado entre os dias 16 e 20 de dezembro, à noite. Serão enfileirados na ponte 48 caminhões de 20 toneladas cada, um total de 920 toneladas. O peso corresponde a 80% da capacidade total da estrutura, sem a margem de segurança.

 

A retirada da base de apoio inferior será iniciada em dezembro, e a retirada dos dois últimos módulos da treliça inferior será iniciada em janeiro, assim como o acabamento da pintura da estrutura inferior. A previsão é que os serviços completos sejam concluídos até março de 2020.

 

Desde 2006, quando os primeiros contratos foram assinados para início dos trabalhos visando à recuperação da Ponte Hercílio Luz, o valor contratado para as obras é de R$ 474.910.654,56, segundo o Governo do Estad

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.