Com tecnologia de ponta, novo tanque de guerra vai reforçar Exército de São Miguel do Oeste

Blindado de 18 toneladas tem 6,91 metros de comprimento e capacidade para transportar 11 militares

30/09/2019 09:02 - Atualizado em 30/09/2019 09:17



Um novo blindado capaz de transportar até 11 militares, incluindo comandante, atirador e motorista, será recebido pelo Exército de São Miguel do Oeste. Todo climatizado, o carro ainda possui capacidade anfíbia, com dois propulsores de hélices responsáveis pela operação em meio aquático (veja no vídeo abaixo).

 

A viatura tem 6,91 metros de comprimento, 2,70 metros de largura e 2,34 metros de altura. O peso bruto total é de 18 toneladas, tração 6×6 e os dois eixos da frente são esterçáveis, mitigando restrições de arrasto nas rodas, otimizando a distribuição de peso e reduzindo o raio de giro.

“Esse blindado vai trazer uma grande modernidade para a nossa instituição. Ele tem um sistema de comunicação muito avançado, assim como um sistema de armamento”, disse o coronel Carlos Alberto Vaz, comandante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC MEC).

 

A máquina conta ainda com transmissão automática de seis velocidades à frente, desenvolvendo 90 km/h de velocidade máxima. Além de diesel, o motor do blindado opera com querosene de aviação ou combinação de ambos em qualquer proporção.

 

Possui sistema automático de extinção e detecção de incêndio, capacidade de operação noturna, posicionamento global por satélite (GPS) e um sistema de mira laser que, quando ativo, comanda automaticamente a torre do canhão, alinhando-a na direção do alvo.

 

“Será um salto de qualidade, em termo de material de emprego militar do nosso regimento. Nosso quartel vai passar por uma revitalização total com a chegada do Guarani. Nossa tropa vai ter uma eficiência muito maior, pois é um blindado novo, de última geração, que tem características”, comentou Coronel Vaz.

Do ND+


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.