Cerca de 1,5 mil conselheiros serão eleitos no próximo domingo em SC

Cargo será assumido no dia 10 de janeiro de 2020, com mandato válido até o dia 9 de janeiro de 2024

Por Oeste Mais

02/10/2019 08:44



As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares serão realizadas no próximo domingo, dia 6. Todo eleitor com o título regularizado pode participar. A votação vai acontecer em horários definidos por cada um dos municípios.

 

:: Veja os candidatos nos municípios que encaminharam dados ao TRE-SC

 

Ao todo, de acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, serão eleitos cerca de 1,5 mil conselheiros através do voto, que não é obrigatório.  Para participar, além de estar com o título de leitor em situação regular, é preciso levar um documento com foto.

 

As urnas eletrônicas já foram distribuídas para os 119 municípios do estado que terão o procedimento por meio do voto eletrônico, abrangendo 4.289.785 eleitores. As demais 176 cidades, responsáveis por 796.534 eleitores, utilizarão urnas de lona.

 

Os conselheiros eleitos vão assumir o cargo no dia 10 de janeiro de 2020, concluindo o mandato no dia 9 de janeiro de 2024.

 

É papel dos conselhos tutelares zelar pelas crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados. Os conselheiros têm a função de fazer os atendimentos iniciais, reconhecer o problema e, posteriormente, encaminhar a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação, entre outros.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.