Celesc dá dicas para uso consciente de energia e economia no inverno

Algumas mudanças de hábito podem impactar no consumo e no valor da fatura

Por Oeste Mais

16/07/2019 10:07



Nos dias mais frios são comuns algumas mudanças de hábito e o impacto direto no consumo e no valor da fatura de energia. Com foco na conscientização, a Celesc está promovendo uma campanha para orientar a população sobre bons hábitos de consumo em qualquer época do ano.

 

Na maioria das residências, o uso demorado do chuveiro elétrico lidera o gasto com energia e pode representar um acréscimo de 25% a 35% da despesa total. “É importante lembrar que o uso do chuveiro no modo inverno demanda, em média, 30% a mais de energia que na posição verão”, explica Thiago Jeremias, gerente do Departamento de Eficiência Energética e P&D da Celesc.

 

Ele alerta que são gastos 45 litros de água a cada cinco minutos de banho e que, para não ter um aumento excessivo do consumo de energia durante o inverno, ele deve durar de cinco a oito minutos. “O ideal é que as pessoas programem seus banhos para horários em que a temperatura esteja mais elevada, como no fim da manhã ou início da tarde”, conclui.

 

Veja outras dicas

 

Máquina de secar roupas - Dê preferência para secar as roupas ao ar livre, mas se os dias estão chuvosos e você precisa usar a secadora, para gastar menos energia você deve usá-la só depois de juntar a quantidade máxima indicada no manual e conservar seu filtro sempre limpo, reduzindo esforço da máquina e ajudando a diminuir o consumo de energia.

 

Geladeira - Seja no inverno ou no verão, o mau uso da geladeira pode ser um grande vilão na sua conta de energia. Para reduzir o consumo de energia do aparelho, ajuste o termostato de acordo com a época do ano, mantenha a borracha de vedação em bom estado, não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes no seu interior e nem seque roupa na parte de trás.

 

Aquecedor - Nos dias frios, nada melhor que uma casa quentinha. Se para isso você usa aquecedores elétricos, é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio, limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar-condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

 

Ferro de passar roupas - Para economizar energia ao passar as roupas, você deve juntar o maior número de peças a fim de ligar o ferro o mínimo de vezes possível e começar a passar roupa pelos tecidos mais leves, aproveitando o calor do ferro para as roupas mais grossas.

 

Chuveiro elétrico - Para gastar menos energia durante o banho, a dica é procurar fazê-lo nos horários mais quentes do dia e evitar banhos demorados. Se o ajuste de temperatura do chuveiro for por meio de vareta, reduza a sua potência e solte menos água, pois isso fará com que a temperatura da água aumente e, consequentemente, economize energia e água. Verifique a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento solar de água em sua residência. E lembre-se: nunca reaproveite uma resistência queimada! Além de aumentar o consumo de energia, essa atitude coloca em risco a segurança do usuário.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.