Cadastro para disputar licitação do governo de SC passa a ser feito pela internet

Interessados em fornecer produtos e serviços ao estado precisam de um Certificado de Cadastro de Fornecedores

Por Oeste Mais

17/10/2019 07:48



Empresas já podem fazer cadastro no Portal de Compras (Foto: Krislei Oechsler/SEA)

As empresas interessadas em fornecer produtos e serviços ao estado de Santa Catarina podem, desde esta quarta-feira, dia 16, fazer o cadastro para participar de licitações de maneira on-line.

 

Os procedimentos passarão a ser feitos no Portal de Compras, o que evita gastos com impressões, despachos físicos de documentos e deslocamentos. A estimativa é que o Certificado de Cadastro de Fornecedores (CCF) seja emitido em até 48 horas. Antes o processo poderia levar 15 dias.

 

Como Funciona

 

Os interessados em fornecer produtos e serviços ao estado precisam de um Certificado de Cadastro de Fornecedores (CCF), que é emitido pela Secretaria de Estado da Administração, homologando a participação nos processos de licitação.

 

De acordo a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff, para receber este certificado, os interessados devem comprovar uma série de requisitos, de acordo com a legislação vigente.

 

“A diferença está na forma de como o fornecedor irá apresentar estes documentos. Antes, eles precisavam se deslocar até o Centro da Capital ou encaminhar via Correios as certidões necessárias à efetivação do cadastro ou atualização documental. Agora, basta anexar ao cadastro online os documentos solicitados e aguardar a análise do setor responsável”.

 

Mais opções para o estado

 

Karen acredita que pode haver aumento na participação de empresas nos processos licitatórios, o que irá impactar positivamente nos cofres públicos. Na modalidade de pregão, por exemplo, a competitividade entre as empresas resulta na melhor oferta para o estado, seja baixando o preço dos produtos a serem comprados, seja melhorando a oferta de serviços. “Por isso, apostamos em facilitar a vida dos empresários, desburocratizando o acesso às licitações e favorecendo a demanda de interessados em participar dos certames”, disse.

 

Para requerer o Certificado, o interessado deve entrar no Portal de Compras e clicar no ícone Cadastro online. Ao iniciar o novo cadastro é importante ter em mãos as principais informações da empresa, como endereço e dados bancários, além da documentação exigida para anexar ao processo.


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