“Fico muito feliz e honrada por ter assumido esse desfio”.
A frase é da nova comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê. Em uma solenidade realizada na manhã de terça-feira, dia 21, a tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco tomou posse do cargo e entrou para a história da corporação.
Ela é a primeira mulher a assumir o batalhão no município. “É um grande batalhão, que envolve 30 municípios da região. Nós temos 11 quarteis, e a equipe é muito boa, então acredito que essa missão vai ser cumprida com êxito, especialmente por termos pessoas tão comprometidas”, disse ao Oeste Mais depois de assumir o cargo.
A tenente-coronel também entra para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ao longo de quase 100 anos, a instituição teve a segunda mulher assumindo um batalhão ― a primeira é a major Priscila Casagrande, que assumiu no último dia 10 de junho o comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Itajaí.
As duas bombeiras já tinham feito história em 2020, quando assumiram os cargos de subcomandantes dos batalhões de Chapecó e Itajaí. Na época, também foram pioneiras, tornando-se as primeiras mulheres a ocuparem os cargos em 96 anos de história do CBMSC.
Elis comanda o batalhão de Xanxerê no lugar do tenente-coronel Marco Antônio Eidt. “É uma grande responsabilidade, especialmente por se tratar de um grande batalhão da região, e também, querendo ou não, o peso de toda essa mídia, pelo fato de ser mulher, acaba pesando também. Isso me dá ainda mais motivação para cumprir a minha missão da melhor maneira possível”, garantiu.