‘Muito feliz e honrada’, diz nova comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê

Tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco é a primeira mulher a assumir a corporação

Por Redação Oeste Mais

22/06/2022 14h18 - Atualizado em 22/06/2022 14h18



“Fico muito feliz e honrada por ter assumido esse desfio”.

 

A frase é da nova comandante do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Xanxerê. Em uma solenidade realizada na manhã de terça-feira, dia 21, a tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco tomou posse do cargo e entrou para a história da corporação.

Tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco (Foto: Corpo de Bombeiros)

Ela é a primeira mulher a assumir o batalhão no município. “É um grande batalhão, que envolve 30 municípios da região. Nós temos 11 quarteis, e a equipe é muito boa, então acredito que essa missão vai ser cumprida com êxito, especialmente por termos pessoas tão comprometidas”, disse ao Oeste Mais depois de assumir o cargo.

 

A tenente-coronel também entra para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ao longo de quase 100 anos, a instituição teve a segunda mulher assumindo um batalhão ― a primeira é a major Priscila Casagrande, que assumiu no último dia 10 de junho o comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Itajaí.

Tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco e major Priscila Casagrande comandam batalhões em Xanxerê e Itajaí (Foto: Corpo de Bombeiros)

As duas bombeiras já tinham feito história em 2020, quando assumiram os cargos de subcomandantes dos batalhões de Chapecó e Itajaí. Na época, também foram pioneiras, tornando-se as primeiras mulheres a ocuparem os cargos em 96 anos de história do CBMSC.

 

Elis comanda o batalhão de Xanxerê no lugar do tenente-coronel Marco Antônio Eidt. “É uma grande responsabilidade, especialmente por se tratar de um grande batalhão da região, e também, querendo ou não, o peso de toda essa mídia, pelo fato de ser mulher, acaba pesando também. Isso me dá ainda mais motivação para cumprir a minha missão da melhor maneira possível”, garantiu.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.