Um ano após mortes em creche, escolas terão botão de pânico em Saudades

Dispositivo visa trazer maior segurança e rapidez em casos de emergência

Por Giulia Sacchetti Ferreira

04/05/2022 14h56 - Atualizado em 05/05/2022 14h29



Um ano após o ataque que vitimou duas professoras e três crianças na Creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, as escolas e centros educacionais do município terão a instalação de botões do pânico.

 

Segundo a prefeitura, ao ser acionado, o dispositivo envia um alerta emergencial silencioso para a central de monitoramento 24 horas, solicitando apoio. O objetivo é inibir a criminalidade e aumentar a segurança nas esolas.

 

Os botões de pânico fazem parte do sistema do Centro Integrado de Videomonitoramento vinculado as Policias Civil e Militar do município, através de uma parceria público/privada com empresas de monitoramento eletrônico.

 

Todo o sistema contará com câmeras inteligentes, que podem captar possíveis situações irregulares ou atitudes estranhas de indivíduos que estejam em andamento.

 

Captada a ação, automaticamente o agente responsável pela operação aciona a força de segurança mais próxima ao local, para garantir a localização rápida e ação imediata.

 

De acordo com a prefeitura, profissionais deverão ser treinados para utilizar o dispositivo.

Creche passou por reformas após chacina (Foto: Prefeitura de Saudades/Divulgação)

Memorial

 

Está prevista a criação de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia, porém, segundo a prefeitura de Saudades, ainda não há data para inauguração, já que será construído juntamente com um complexo poliesportivo, que possui uma licitação em andamento.

 

O local também não foi definido, conforme a administração.

Homenagem

 

Um momento de oração também foi realizado em homenagem às vítimas e familiares na manhã desta quarta-feira. No local, moradores, famílias e autoridades se reuniram junto com um líder religioso, que citou alguns versículos da Bíblia. Em seguida, pais das cinco vítimas soltaram balões brancos no céu.

Homenagem aconteceu na manhã desta quarta, na creche (Foto: ND Mais)

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.