Um ano após o ataque que vitimou duas professoras e três crianças na Creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, as escolas e centros educacionais do município terão a instalação de botões do pânico.
Segundo a prefeitura, ao ser acionado, o dispositivo envia um alerta emergencial silencioso para a central de monitoramento 24 horas, solicitando apoio. O objetivo é inibir a criminalidade e aumentar a segurança nas esolas.
Os botões de pânico fazem parte do sistema do Centro Integrado de Videomonitoramento vinculado as Policias Civil e Militar do município, através de uma parceria público/privada com empresas de monitoramento eletrônico.
Todo o sistema contará com câmeras inteligentes, que podem captar possíveis situações irregulares ou atitudes estranhas de indivíduos que estejam em andamento.
Captada a ação, automaticamente o agente responsável pela operação aciona a força de segurança mais próxima ao local, para garantir a localização rápida e ação imediata.
De acordo com a prefeitura, profissionais deverão ser treinados para utilizar o dispositivo.
Memorial
Está prevista a criação de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia, porém, segundo a prefeitura de Saudades, ainda não há data para inauguração, já que será construído juntamente com um complexo poliesportivo, que possui uma licitação em andamento.
O local também não foi definido, conforme a administração.
Homenagem
Um momento de oração também foi realizado em homenagem às vítimas e familiares na manhã desta quarta-feira. No local, moradores, famílias e autoridades se reuniram junto com um líder religioso, que citou alguns versículos da Bíblia. Em seguida, pais das cinco vítimas soltaram balões brancos no céu.