Municípios do Oeste integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem

Por Redação Oeste Mais

07/04/2022 18h15 - Atualizado em 07/04/2022 18h18



Mirante Volta do Dedo, em Coronel Freitas (Foto: Divulgação)

Quatorze municípios do Oeste de Santa Catarina passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

 

O objetivo é orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios identificados.

 

Representam a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas os municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Formosa do Sul, Maravilha, Nova Erechim, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Saudades. Da Instância de Governança Regional Grande Oeste (ConturOeste) integram Arvoredo e Coronel Freitas e, do roteiro turístico Caminhos da Fronteira, os municípios de Anchieta e Palma Sola.

Municípios estão aptos a captar recursos para apoio de programas, projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo (Foto: Divulgação)

A partir deste ano, os gestores municipais de turismo poderão atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração. Ao todo, foram incluídas no Mapa do Turismo 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas.

 

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O intuito é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

 

Os municípios são classificados de A a E, conforme algumas variáveis como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Palma Sola tem belíssimas cachoeiras (Foto: Divulgação)
Camping Primavera, em Arvoredo (Foto: Amanda Ferronato)

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.