Meteoro de alto brilho cruza o céu de SC; Veja o vídeo

O astrônomo amador Jocimar Justino registrou o momento, que durou apenas 5 segundos

Por Redação Oeste Mais

28/10/2021 14h02 - Atualizado em 28/10/2021 14h02



Um meteoro de alto brilho, grande e veloz foi visto cruzando o céu de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, na madrugada desta quarta-feira, dia 27. O astrônomo amador Jocimar Justino registrou o momento, que durou apenas 5 segundos. 

 

De acordo com Jocimar, que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), trata-se de um meteoro bólido, também conhecido como bola de fogo, por ter alto brilho, visto que estava a cerca de 70 mil km/hora. A estimativa é que o brilho tenha começado em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e desaparecido em Garuva, no Norte catarinense.

 

Os meteoros, também conhecidos por estrelas cadentes, ocorrem sempre que uma partícula sólida vinda do espaço entra na atmosfera terrestre, gerando o efeito luminoso que pode ser mais ou menos intenso. A Bramon deve fazer outras análises para saber mais sobre esse registro. 

 

Veja no vídeo abaixo:

Com informações do ND Mais


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.