Brasil já registra mais de 119 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2021

Dados são do Disque 100, serviço gerenciado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH)

Por Oeste Mais

13/10/2021 15h00 - Atualizado em 13/10/2021 15h00



De janeiro a setembro de 2021, mais de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes foram registradas em todo o país.

 

O levantamento foi realizado a partir de informações do Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). 

 

Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa. Segundo os dados, a mãe é a principal violadora, seguido pelo pai e pelo padrasto ou madrasta. O ouvidor nacional, Fernando César Ferreira, explica que os relatos feitos são, em grande parte, de denúncias anônimas ou por vizinhos e parentes.

 

Disque 100

 

O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.