Boletim Hidrometeorológico aponta continuidade de estiagem no estado

Dados são baseados nos registros de chuva da primeira quinzena de agosto

Por Redação Oeste Mais

20/08/2021 09h41 - Atualizado em 20/08/2021 09h41



O Boletim Hidrometeorológico integrado publicado na última quarta-feira, dia 18, indica a continuidade de estiagem e o aumento nas condições de alerta de abastecimento em municípios de parte de Santa Catarina. Os dados são baseados nos registros de chuva da primeira quinzena de agosto.



A previsão para os próximos meses é de precipitações abaixo da média para o período. Caso isso se confirme, os níveis dos rios em grande parte do Estado devem permanecer abaixo do normal até o início de 2022. As regiões mais atingidas pela estiagem seguem sendo o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

 

Neste início de agosto, apenas a região de Joinville e Garuva registrou chuvas entre e acima do esperado para o período. Todas as demais regiões do Estado tiveram precipitação abaixo da média climatológica, com destaque para o Extremo Sul, que registrou as taxas mais baixas de volume de chuva.


Situação do abastecimento urbano

 

Entre os 295 municípios de Santa Catarina, 250 atualizaram a situação do abastecimento urbano junto às agências reguladoras. Desses, 160 estão em estado de normalidade do abastecimento, 70 em atenção, 18 em alerta e dois em estado crítico. Chama a atenção o aumento no número de municípios em alerta em comparação com o Boletim anterior, publicado em 4 de agosto, quando eram apenas dois nessa condição.

 

O estado de alerta significa que a captação de água está reduzida, exigindo ações contingenciais executadas pelos municípios e pelas concessionárias de água.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.