Governo do Estado investe mais de R$ 240 milhões em ações contra a estiagem em SC

Medidas incluem instalação de reservatórios, implantação de novas redes e adutoras para reforço de abastecimento, perfuração de novos poços, além de linhas de crédito e outras

Por Redação Oeste Mais

17/05/2021 09h03



O governo de Santa Catarina está investindo R$ 243,5 milhões em ações de planejamento hídrico contra os efeitos da estiagem no Estado.

 

As medidas incluem instalação de reservatórios, implantação de novas redes e adutoras para reforço de abastecimento, em especial de áreas periféricas ou rurais, a perfuração de novos poços, além de linhas de crédito e fomento para auxiliar agricultores a enfrentar o período.

 

Mais de 74,1 mil famílias de produtores rurais e 76 municípios serão atendidos pelas ações.



A estiagem se iniciou há um ano, mas a chuva extremamente escassa em abril de 2021 contribuiu para agravar a crise hídrica. Os acumulados foram baixos na maior parte do Estado e não chegaram a 50 milímetros (mm) nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí. Na região de Concórdia, por exemplo, a chuva não atingiu 100 mm no último mês.

 

No Litoral e áreas próximas os volumes de chuva foram mais elevados, tendo alguns municípios registrado até 150 mm.



Em função da estiagem, 34% dos municípios catarinenses estão em estado de atenção, 3% em situação de alerta e 5% em nível crítico em relação ao abastecimento urbano.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.